Entre os dias 6 e 15 de agosto, os estudantes da Univates interessados em participar do Projeto Rondon em 2015 – Operação Jenipapo podem efetuar sua inscrição. As ações serão realizadas, no período de 16 de janeiro a 3 de fevereiro, no município de Cajapiá, no Maranhão. São oito vagas para alunos titulares e três para suplentes.
Podem participar acadêmicos dos cursos que atendam as áreas de comunicação, tecnologia e produção, meio ambiente e trabalho que tenham 50% ou mais do curso de graduação concluído. Casos de alunos de outros cursos, como das áreas da saúde, educação, direitos humanos e cultura, que tiverem interesse em participar serão analisados pela comissão avaliadora.
As inscrições devem ser feitas no setor de Atendimento ao Aluno – Prédio 9 da Univates, mediante preenchimento de ficha de inscrição e entrega de carta de recomendação lacrada, preenchida pelo coordenador do curso ou outro professor da graduação (opcional); currículo acadêmico ou profissional; e histórico de graduação com notas. Além disso, o candidato participará de entrevista no dia 20 de agosto e deve ter disponibilidade para participar de reuniões e capacitações durante o período preparatório para a viagem.
A divulgação dos estudantes selecionados deve ocorrer no dia 22 de agosto. Entre os dias 2 e 8 de novembro, será realizada a Viagem Precursora pela coordenação do projeto, com o objetivo de conhecer melhor o município que receberá as ações.
O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. Os alunos aprovados, além dos professores Rafael Eckhardt e Dorli Schneider, que acompanharão a operação, recebem do Governo Federal hospedagem, alimentação e transporte.
A ficha de inscrição e detalhes sobre o projeto podem ser conferidos no site www.univates.br/extensao/projeto-rondon. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5204, ou pelo e-mail [email protected].