Foto: Geferson Kern / AI PMVAPrefeito oficializou repasse em encontro com presidente da Aspemva
Prefeito oficializou repasse em encontro com presidente da Aspemva

A Prefeitura de Venâncio Aires oficializou, em ato na manhã de hoje, 24, repasse de R$ 25 mil à Associação dos Produtores de Erva-Mate do Polo Ervateiro dos Vales (Aspemva) para a aquisição de 40 mil mudas de erva-mate. 62 produtores venâncio-airenses serão beneficiados. No encontro, na Prefeitura, o prefeito Airton Artus aproveitou para confirmar que o governo municipal está elaborando outro projeto em favor da associação, visando adquirir dez tesouras elétricas para a poda de mudas.

Durante a reunião, o presidente da Aspemva, Paulo Valino Schuck, avaliou como positivo o momento vivido pelo setor. Conforme Schuck, os produtores da entidade tem obtido produtividade média de até mil arrobas de erva-mate por hectare em cada safra. Já Artus, recém-eleito presidente da Câmara Setorial do Tabaco, afirmou que esta manifestação é importante para corroborar a viabilidade o cultivo da erva-mate como ferramenta de alternativa à fumicultura. O prefeito destacou o potencial do município neste aspecto, citando a projeção estadual e nacional que Venâncio Aires recebe por ostentar o título de Capital Nacional do Chimarrão.

Com o repasse do valor efetivado, a associação aguarda por recursos para a aquisição das tesouras elétricas. Os equipamentos seriam usados em conjunto pelos sócios. Para buscar recursos que garantam a compra das tesouras, a Secretaria Municipal da Agricultura elaborou projeto técnico, que está sendo credenciado pela Central de Projetos da Prefeitura junto ao Governo Federal. O valor estimado para a compra das dez tesouras elétricas é de R$ 100 mil.Crédito: AI PMVA