
O vereador José Arnildo Camara foi reeleito, neste ano, para a legislatura 2017/20. Com 909 votos, Camara (PTB) integrará a situação a partir de janeiro. Ele adianta que buscará fazer um mandato de respeito e honestidade com os colegas e a população.
Natural de Linha Saraiva, interior de Santa Cruz do Sul, Arnildo plantou fumo com os pais até os 22 anos, quando recebeu o convite para ser motorista na empresa de ônibus Sayonara. Pouco tempo depois, fixou residência no bairro União em Venâncio, onde mora até hoje com a esposa Ceni, com quem é casado há 34 anos. Na época passou a dirigir caminhão no Supermercado Marquetto, onde também foi vendedor e gerente por cerca de 20 anos. Depois, por quatro anos foi gerente das Lojas Fischer.
Pai de Diana, e dos gêmeos Lucas e Leonardo, e avô de Rafael e Ana Clara; Camara, atualmente, concilia a função de vereador e estudante. Aos 61 anos, ele está completando o ensino médio. Uma vez por semana vai a Santa Cruz onde tem aula. Por ter estudado somente até a 3ª série do Ensino Fundamental, completar os estudos sempre esteve em seus projetos. No entanto, nunca foi possível por não conseguir conciliar com a vida profissional. “Um dia eu ia na aula, no outro o meu irmão, para que um sempre pudesse ficar em casa para ajudar o pai nas lides e por isso paramos na 3ª série, mas nós sempre tínhamos o interesse pelo estudo”, relembra.
Política em sua vidaCamara conta que quando atuava no comércio acompanhava a política de fora. Na época recebeu convites para se filiar e assim, em 2005 concorreu a vereador pela primeira vez pelo PFL. Não se elegeu, mas assumiu como chefe de gabinete do então prefeito eleito Almedo Dettenborn. Em 2008, filiado ao Democratas, concorreu novamente e, apesar dos 1.378 votos, sendo o quarto mais votado, não entrou para a Câmara devido a legenda. “Mas continuei de cabeça erguida, porque eu estava preparado. A política veio em um momento bom da minha vida, eu já estava aposentado e decidi ir mais afundo na política”, conta. Na época passou a assessorar o deputado estadual Marquinho Lang, com quem tentou uma dobradinha em 2010. Na eleição, Camara concorreu a deputado estadual pelo DEM e fez 3.435 votos.
Já em 2012, filiado ao PTB, Camara fez 850 votos assumindo, pela primeira vez, uma cadeira no Legislativo. Durante o mandato nos últimos quatro anos, o parlamentar integrou a oposição. Ele destaca que muitas vezes foi alvo de críticas e apontamentos. “Fui lenhado muitas vezes, diziam que eu era influenciado por outros colegas, mas eu sempre segui a minha linha de pensamento e de atuação. Cada um tem sua índole, opinião própria.”
Dos 11 vereadores que buscavam a reeleição no pleito deste ano, Arnildo é um dos quatro que conseguiu se manter no Legislativo. Por isso, ele comemora a votação feita. “Foi uma grande surpresa, fiquei muito satisfeito, orgulhoso, pois alguns diziam que eu não me reelegeria, que era um brigão. Mas sempre procurei tratar bem as pessoas, ajudar na medida do possível, sempre estendi a mão, fui um ombro amigo. Nos quatro anos andei por tudo, no interior e nos bairros, sempre defendi os empresários, trabalhei forte em cima da agricultura, pois o interior é nosso carro-chefe.”
Foi reeleito. E agora?
Ao longo dos últimos quatro anos, Arnildo integrou a oposição na Câmara, mesmo assim, ele enfatiza que sempre procurou fazer o melhor pela população. “Busquei emendas, fazia contatos com o governo estadual e federal, sempre tive um bom convívio com todos os políticos. Na Câmara mesmo fui conciliador, procurava não me alterar, mas acabou que só vinha ‘pedra’ do outro lado, então foi preciso ‘endurecer o caldo’ também, mas isso não pode acontecer.” Mas ele enfatiza que a legislatura 2017/20 deverá ser diferente. “Nossos colegas, sem interessar o partido, situação ou oposição, quero estar junto para que todos sejam respeitados, é preciso mais educação, sem denegrir os vereadores.”
Integrando o grupo dos oito vereadores da situação, Arnildo adianta que espera um bom convívio entre Legislativo e Executivo. “Quero que o Giovane venha na Câmara e se reúna com todos os vereadores, e não faça isso só com os da situação, mas que exponha para todos os projetos, ideias, situações.”
O vereador adianta que já está trabalhando em prol da próxima legislatura. “Nós do PTB já estamos fazendo nossa parte. Reunimos nosso grupo, com o Giovane e os deputados Sérgio e Marcelo Moraes e garantimos emendas para fazer funcionar a máquina pública. Peço que todos os colegas vereadores, mesmo os que não foram reeleitos, pois eles tem um vínculo com deputados e a política não terminou para eles, que ajudem, liguem para seus deputados e busquem apoio.”
Sobre a renovação de 73% no Legislativo, Arnildo se diz esperançoso com a nova geração de políticos. “Está vindo uma ala jovem para a política, o que é muito bom, porque nós temos um tempo e depois paramos, e nesse momento eles já precisam estar ‘a mil’ na política para tocar nosso município. Sei que teremos grandes políticos lá dentro.”