Foi constituída a comissão provisória de um novo partido político em Venâncio Aires, o Partido Republicano da Ordem Social (PROS). Com registro desde 2013, a sigla inicia sua caminhada no município com cerca de 15 filiados.
Segundo o presidente municipal, o pastor Nilson Silva, o PROS é comprometido com a mudança e traz a redução de impostos como principal proposta, pois atualmente as altas cargas tributárias têm atrasado o desenvolvimento do Brasil e causado uma grande injustiça social, uma vez que as pessoas com menos renda, proporcionalmente, são as que mais pagam impostos e, consequentemente, as mais prejudicadas.
De acordo com Silva, o PROS é um partido em ascensão no país. Em Venâncio Aires, afirma que a pretensão é lançar candidatos para o cargo de vereador já nas eleições municipais deste ano. Para isso, diz que o partido se encontra em um momento de análise do cenário local para a definição de coligações aos Poderes Legislativo e Executivo.
A comissão provisória do PROS, em Venâncio Aires, foi lançada em 2 de maio. Para divulgação do partido, a Folha do Mate foi visitada por filiados nesta semana. Além do presidente, estiveram presentes a vice, Lizete Allgayer; o secretário-geral, Michael Stolben; o tesoureiro, Darci dos Santos; e a simpatizante ao partido Vivian Silva.