Proteger os animais é o objetivo de futura entidade

O amor aos animais e a conscientização dos cuidados que estes merecem levou as amigas Betina Schimuneck e Franciela Lopes de Melo a unirem-se em prol de uma causa social, que é dar inicio a uma entidade que ajudará animais em situação de maus tratos e abandono.

A futura entidade, sem fins lucrativos, terá por finalidades proteger os animais, conscientizar da importância da prevenção, coibir e fiscalizar maus tratos e abandono dos animais na área urbana e localidades do interior do município. “Ver animais abandonados pelas ruas ou em condições precárias de sobrevivência nos deixa tristes e com o sentimento de querer fazer algo por esses bichos, afinal estamos falando de vidas”, relata Franciela, sobre os motivos que levaram a ideia de criar a entidade.

A ideia foi apresentada ao prefeito, Caio Baierle, que parabenizou pela iniciativa e acredita que o projeto terá a aprovação do Poder Legislativo, apoio de setores privados, da comunidade, assim como terá a colaboração da Prefeitura. A proteção, cuidado e respeito aos animais é lei, inclusive com punição aos que não a cumprem, a Declaração Universal dos Direitos Humanos prevê no Art. 1 – Todos os animais nascem iguais diante da vida e têm o mesmo direito à existência e Art.2 – Cada animal tem direito ao respeito. O homem, enquanto espécie animal, não pode atribuir-se o direito de exterminar outros animais ou explorá-los, violando este direito. Ele tem o dever de colocar sua consciência a serviço de outros animais. Cada animal tem o direito à consideração e à proteção do homem.

O próximo passo será levar o projeto à Câmara de Vereadores, após torná-la uma entidade legal, com CNPJ, estatuto, diretoria e para isso estará sendo organizada e divulgada, em breve, uma reunião aos interessados em fazer parte e ajudar a desenvolver esse belo trabalho. Futuramente a entidade pretende ter um local para estabelecer e efetivar suas ações.

“Desejamos que a população tenha um olhar diferenciado, um olhar com conscientização de que um animal também é uma vida. Ter um animal de estimação é uma opção, quem a escolhe deve cuidar do seu bichano, além dos cuidados de saúde e alimentação eles também precisam de atenção e carinho”, ressalta Betina.