Foto: Lisandra dos Santos / DivulgaçãoSchuch participou da mobilização promovida pela Fetag/RS, na quarta-feira, na Capital
Schuch participou da mobilização promovida pela Fetag/RS, na quarta-feira, na Capital

Atendendo uma das pautas do Grito da Terra Brasil (GTB), o governador do estado José Ivo Sartori garantiu na quarta-feira, 1º, a ampliação da distribuição de protetor solar para agricultores familiares de todos os municípios gaúchos. O anúncio foi feito ao final da mobilização promovida pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/RS) que reuniu mais de 3 mil pessoas durante todo o dia em Porto Alegre.

Autor da lei que criou o Programa do Protetor Solar no Estado, o deputado Heitor Schuch (PSB/RS) comemorou a medida. “O objetivo é garantir a prevenção ao câncer de pele nos agricultores que, pela característica de sua atividade, trabalham diariamente expostos ao sol”, observou, lembrando que, informalmente, os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais (STRs) já estão cadastrando agricultores, mas era necessário uma ´garantia formal` por parte do governo.

A lei do protetor foi regulamentada em 2014 e, neste primeiro ano de funcionamento, o governo do Estado realizou um projeto piloto abrangendo apenas 129 municípios selecionados pela Secretaria da Saúde. Agora, todos os 354 municípios com sindicatos ligados à Fetag poderão ser beneficiados.

Schuch destacou ainda a grande mobilização realizada pela federação, que garantiu também outros anúncios importantes por parte do governo como a garantia de liberação de recursos para o Programa de Forrageiras no prazo de dez dias.