Foto: Maicon Nieland / Olá Jornal Equipe de Venâncio Aires volta de Cotia com um terceiro lugar e mais experiência
Equipe de Venâncio Aires volta de Cotia com um terceiro lugar e mais experiência ‘na bagagem’

O grupo de eficiência energética Gefisul obteve o terceiro lugar na categoria Protótipo Elétrico da Shell Eco-marathon Brasil – edição Challenger Event, competição que reúne jovens engenheiros num super desafio de eficiência energética e foi realizada no kartódromo Granja Viana, em Cotia (SP), entre os dias 8 e 10. A equipe do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) retornou a Venâncio Aires no fim de semana com o sentimento de dever cumprido e satisfação pelo resultado obtido.

Coordenador do Curso de Eletromecânica do campus local e orientador do projeto pelo qual foi desenvolvido o veículo, Jordan Trapp destaca que o resultado obtido pela equipe Gefisul é fruto de trabalho em equipe, empenho e dedicação e mostra como os institutos federais oferecem um ensino de qualidade e um universo de possibilidades.

Trapp ressalta o nível de dificuldade da competição, em função da pista apresentar um declive acentuado e duas curvas fechadas ao final, o que resultou em alguns capotamentos, inclusive do protótipo da equipe Gefisul. Além disso, um aclive acentuado dificultava a subida dos protótipos. “A maioria das equipes não conseguiu completar as 12 voltas da prova”, conta.

“NóS PODEMOS”

“A maior parte das equipes era de universidades renomadas, as quais nem conseguiram completar a prova. Então, o sentimento é que, nós de uma escola técnica e com alunos de ensino médio, podemos brigar de igual para igual com alunos de engenharia. Basta organização, empenho e muito estudo das tecnologias envolvidas no projeto.”

No evento, o protótipo elétrico desenvolvido junto ao campus de Venâncio Aires foi representado pela equipe de professores Jordan Trapp e Juliano Poleze e os alunos Eduardo Mendes da Silva, Eduarda Hackenhaar, Samuel Soares Teixeira, Andrei Samuel Farsen, Junior Henrique da Silva e Carolina Santos Lima.