Foto: Divulgação .

A Feira do Livro de 2018 já esteve em pauta em reunião realizada nesta semana entre os integrantes da comissão organizadora do evento literário: Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Serviço Social do Comércio (Sesc), Folha do Mate e Prefeitura Municipal de Venâncio Aires.

Durante o encontro, realizado no Sesc, foram definidos alguns pontos que serão levados em consideração para a 19ª edição. A gerente interina do Sesc, Deise Caroline da Costa, destaca que a realização do evento deve ser no primeiro fim de semana de setembro de 2018 e, como ocorreu neste ano, de quinta-feira a domingo.

Além disso, os organizadores estabeleceram que o palco para a Feira deve ser, mais uma vez, o Parque do Chimarrão. O espaço foi utilizado neste ano e reuniu aproximadamente a mesma quantidade de público do que no Pavilhão de Eventos São Sebastião Mártir, local que sediou edições anteriores.Em uma pesquisada realizada pelos alunos do curso de Administração da Unisc campus Venâncio Aires, pelos menos 57% das pessoas concordaram com a realização da Feira do Livro no Parque – outras 30% discordaram da realização no local. De acordo com o levantamento, 51% estão satisfeitos com a estrutura do Parque do Chimarrão e 72% acham um local seguro para o lazer de famílias e amigos.

VENDASForam comercializados 6.958 livros durante a Feira do Livro deste ano, 323 a mais do que em 2016, quando o número chegou a 6.635. No entanto, como muitos expositores comentaram que os itens mais comercializados foram livros infantis, a Comissão Organizadora, preocupada, buscou por informações junto aos realizadores da Feira do Livro de Santa Cruz do Sul, que ocorre no mesmo período, constatando que a venda de outros títulos também decaiu na cidade neste ano.

POSITIVO

Entre os diferentes pontos positivos, alguns devem ser adotados para a próxima edição, como é o caso da Casa do Escritor, o escritor homenageado, Desafio Literário, ações realizadas por grupos específicos e outros. A gerente interina do Sesc, Deise Caroline da Costa, afirma que a intenção é realizar um remanejamento da estrutura, que deve dar ainda mais visibilidade aos livros.