O Diretório Estadual do PSBRS aprovou por unanimidade, no sábado, 16 , a fusão com o PPS, iniciada em nível nacional e que, entre outras consequências, garantirá ao partido a quarta maior Bancada no Congresso Nacional. Os socialistas também aprovaram documento contendo cinco bandeiras que deverão ser incorporadas nos programas de governo das candidaturas do partido em 2016. O objetivo é construir gestões identificadas com o marca socialista nas administrações municipais.
O presidente estadual da sigla, Beto Albuquerque, afirmou que “O PSB quer ir para as eleições com propostas e compromissos com a sociedade. Em momentos de crise o gestor público precisa se dedicar a fazer gestão com planejamento, metas e controle de resultados. Focar a educação como prioridade absoluta numa administração é a cara do novo Brasil. é a cara do PSB”.
Sobre a fusão, ao lembrar que o processo teve origem sob a liderança de Eduardo Campos, o dirigente socialista valorizou a coerência política e ideológica da iniciativa, destacando que as siglas possuem trajetórias de lutas comuns, marcadas por bandeiras que caracterizam a esquerda brasileira. “Trabalhamos para nos consolidar cada dia mais como uma alternativa independente. Não precisamos, para ser de esquerda, estar agarrado, ao PT, assim como também não estaremos no palanque tradicional da oposição liderada pelos tucanos”, disse. Comemorando a sintonia interna do partido sobre o tema, Beto lembrou que a fusão será fundamental para consolidar o partido como a alternativa de poder à polarização PTxPSDB.