A noite de quarta-feira, 20, foi marcada pela segunda etapa da capacitação da Liga Feminina de Combate ao Câncer às volutárias que desejam visitar pessoas diagnosticadas com a doença. A psicóloga, Daniela Graef, foi a palestrante. Repassou orientações sobre como as presentes no encontro podem auxiliá-los.
“Para os pacientes é de grande proporção as visitas, mesmo que não sejam muito longas”. As pessoas que trabalham de forma voluntárias, segundo ela, precisam ter empatia, e não necessitam resolver os problemas ou terem respostas as perguntas como ‘Por que eu?’.
Para a profissional, o trabalho da Liga pode ser resumido como soliedariedade. Conforme ela, até o ano de 1900 se fazia uma relação do câncer com fatores psicológicos, mas hoje em dia, muitos tipos de cânceres tem cura. “Muda a realidade de enfrentar o resultado. Ter crenças é importante”.
Daniela ainda observou às voluntárias que se pode falar em assuntos como a morte com os pacientes, por ser algo natural que ocorre com todos. No entanto, citou que dificilmente, ele falará se o voluntário que o visitar não tocar no assunto.
A psicológa define que é de extrema importância as pessoas diagnosticas com o câncer, se entregarem ao tratamento e não à doença.
A presidente da entidade, Magda Buttini, apresentou as integrantes da Diretoria 2012/14. “é com essa equipe que conseguimos trabalhar em prol da Liga e vocês serão uma mão que faltava dentro da entidade”.
PALESTRA
Um evento vai ser realizado em prol da Liga Feminina em 19 de julho. é uma palestra com Vitória Quintal sobre o tema ‘tricot’ que acontecerá às 14h30min na Sociedade de Leituras. A realização é da loja Ponto Sem Nó. Conforme explica uma das proprietárias do estabelecimento são Solange Parckert, as pessoas interessadas em participar devem se inscrever na loja.
A inscrição é um litro de leite ou uma doação em dinheiro. O que for arrecadado será repassado à entidade. Ela lembra que Vitória virá de São Paulo e é reconhecida por ministrar cursos em canais de televisão. A presidente Magda afirma que leites também podem ser doados na Liga, e que já há um bom retorno.