Em torno de oitenta pessoas, entre filiados e simpatizantes do Partido dos Trabalhadores (PT) de Venâncio Aires estiveram reunidos no sábado, 27, nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores. Alguns pontos de direcionamentos internos do partido foram definidos no encontro, que foi aberto pela presidente do partido Manoela Freitas da Rosa. Entre eles, a aprovação geral do nome do vice-prefeito Giovane Wickert como pré-candidato a uma vaga como deputado na Assembleia Legislativa.

Também, foram escolhidos os líderes para as coordenadorias internas do diretório  do PT. (Acompanhe no quadro)A forma como deve acontecer o Processo de Eleição Diretas (PED) do PT, em âmbito municipal, foi apresentada pelo integrante do partido Darli Estraich. Em novembro deste ano, os filiados votam para a escolha dos presidentes municipais, estaduais e nacional.

De acordo com a presidente do partido, foi bom ter feito esta avaliação do PT, pois  foi possível obter uma base mais completa do que está acontecendo em geral. Manoela avalia como ponto positivo para o município a aprovação unânime do nome de Wickert, como pré-candidato a deputado. “Sabemos a importância de ter um representante que olhe pelo município”, acrescenta a presidente do partido.

PT NOS GOVERNOS

O PT de Venâncio Aires avaliou, durante a plenária, as ações do partido no âmbito federal com a presidente Dilma Rousseff, no Estado, com o governador Tarso Genro, e no município, com o vice-prefeito Giovane Wickert.

Os secretários do PT, Lucio Konzen, do Planejamento, Rosange Lehmen de Moraes, da Educação e o vice-prefeito e Secretário de Cultura, Giovane Wickert, que ocupam cargos no governo municipal foi quem analisaram as práticas e a participação do partido. Conforme informações da assessoria do partido, a avaliação foi positiva pois, “vendo os investimentos voltados para o município, percebe-se grande parcela de verbas oriunda dos governos federal e estadual. Isso mostra a dinâmica de comprometimento entre o governo municipal com os governos Lula e Dilma. Essa relação em âmbito nacional prova que o PT inverteu a dinâmica do desenvolvimento brasileiro. Hoje o país é referência internacional para um novo modelo de crescimento. A avaliação do Executivo também ressalta que deverá haver uma busca maior pela valorização da agricultura, investindo em recuperação do parque de máquinas e asfaltamento”, diz a nota enviada à imprensa.

Selvino Heck, assessor geral do Gabinete da Casa Civil fez uma análise do governo federal e dos movimentos e protesto ocorrido nos últimos dias no Brasil. Falou dos avanços verificados nos governos Lula e Dilma e nos avanços que ainda precisarão ser realizados.

LEGISLATIVO

Durante a plenária também foram feitas avaliações do Legislativo pelos vereadores Vilson Gauer e José Cândido Faleiro Neto. Segundo eles, encontram no Legislativo uma grande ferramenta de defesa dos governos, como também dos projetos. Uma das definições do encontro é de que uma vez por mês um grupo de trabalho vai se reunir  para debater, avaliar e construir demandas voltadas para o Legislativo.