Em reportagem no fim de semana, Marta Suplicy, criticou as últimas decisões do Partido dos Trabalhadores e afirmou ser necessário rever os posicionamentos políticos da sigla, ou o futuro do partido está em jogo. Entretanto, em avaliação das declarações, representantes petistas em Venâncio Aires afirmam que disputas internas, em nível nacional, motivaram a fala da ex-ministra da Cultura.

Com diversas correntes de posições e estratégias políticas, o PT busca garantir unidade entre os filiados, por mais que existam divergências ideológicas. Buscando reconhecer posicionamentos, a sigla realiza encontros, objetivando garantir debate para unir. Porém, a declaração de Marta, demostra que a direção nacional tem enfrentado dificuldades para manter a união interna dos membros do partido.

A reportagem da Folha do Mate tentou contato com o presidente do partido no município, Edemir Freda, mas não obteve retorno.

Na opinião do vice-prefeito, Giovane Wickert (PT), o posicionamento apresentado pela senadora neste fim de semana não reflete o atual momento do partido em Venâncio Aires. Para ele, as críticas possui mais disputa interna, do que relações com o futuro do PT. “Existe uma disputa interna no partido em nível nacional, especialmente sobre a defesa de Dilma ou de Lula. Mas ao mesmo tempo, o meu partido é um dos poucos que reconhece os debates internos e cria movimentos de luta e posicionamento. A fala da Marta tem muito a ver com o seu desejo de concorrer ao governo do estado de São Paulo ou retomar na disputa pela prefeitura paulista.”

O vice-prefeito destacou que mesmo quando incentivado o debate entre as mais diferentes bandeiras de luta, o fundamental é garantir unanimidade interna do partido. “é um dos caminhos da democracia, permitir que se crie debates internos, mas precisamos garantir que isso não prejudique a união do partido.”