Após reunir dados e avaliar as estratégias para o segundo turno, segundo o vice-prefeito, Giovane Wickert, o Partido dos Trabalhadores (PT) de Venâncio Aires já trabalha os números de votos para projetar ações do próximo pleito eleitoral, este em âmbito municipal. O desejo da sigla para 2016 é garantir votos suficientes para governar o município até 2020.
Após três dias do encerramento das eleições em primeiro turno, alguns movimentos internos do partido já iniciam análise dos números para projetar estratégias para o próximo período de eleições. Mesmo afirmando ser cedo para tratar do assunto, Wickert avalia ser necessário iniciar os debates. Segundo ele, os resultados da candidatura a deputado estadual é uma amostra de como o partido poderá atuar nos próximos dois anos.
Além disso, as relações com a base aliada no atual governo, especialmente PT e PDT, também serão levadas em consideração para o lançamento de uma chapa. Após faíscas serem lançadas a partir de atritos entre os dois principais partidos que compõe a base, uma reunião será realizada para avaliar a atual situação, e confirmar o desejo dos petistas em ter um nome disputando o cargo de prefeito. “O PT tem intenção sim de na próxima concorrer a prefeito e eu vou colocar meu nome para isso. Vamos discutir com a atual coligação a permanência da base aliada para o próximo pleito, deixando as coisas bem claras, de parte à parte.”
O vice-prefeito afirma que a votação para deputado é diferente, porque também depende de votos de fora da cidade, mas pode ser utilizada como parâmetro para a eleição municipal, a partir dos apoios registrados na urna. “é uma base, mas não é um indicativo sozinho. Para deputado existem muitos candidatos, no pleito municipal se consegue explorar mais as ações de governo e projetos. Eu fiquei bastante tempo circulando por municípios de fora e para prefeito trabalhamos nos bairros e localidade da nossa cidade,” argumenta.
Conforme o presidente do PT local, Edemir Luiz Freda, o partido tem o desejo de lançar um nome como candidato a prefeito e vai realizar pesquisas com a população para ouvir demandas e posicionamentos. “Precisamos ter uma avaliação das pessoas, ouvir e analisar o desejo do povo de Venâncio. Claro que é um projeto do partido e vamos trabalhar por isso.”
Segundo o dirigente os próximos dois anos serão fundamentais para projetar o lançamento de uma candidatura. “O Giovane vem numa crescente muito boa, porque ele transita muito bem dentro do partido, em nível de estado e de país. Ele está amadurecendo na política e vamos trabalhar fortemente para ter um nome no próximo pleito municipal.”
Em Venâncio Aires o petista garantiu 13.913 votos. Levando-se em consideração no número total de eleitores que optou por Giovane Wickert, alcança os 22.260 votos.