O Programa de Aprendizagem Rural desembarca em Venâncio no próximo mês. Desenvolvido pelo Instituto Crescer Legal em parceria com o Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) o projeto será desenvolvido com o objetivo de qualificar os jovens do campo, com duração de 920 horas aula, ou seja, por cerca de 11 meses.
A primeira turma da Capital do Chimarrão será formada por cerca de 20 estudantes, a partir do 5º ano, filhos de pequenos produtores rurais, principalmente do nono distrito. O curso ‘Empreendedorismo em Agricultura Polivalente – Gestão Rural’, será desenvolvido em quatro horas diárias, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Coronel Thomaz Pereira, em Linha Taquari Mirim.
Toda a carga horária será cumprida na instituição de aprendizagem. No programa das aulas estão atividades como estudo e análise das propriedades rurais, diagnóstico do município e da região com estudos dos arranjos produtivos locais e mapeamento das parcerias locais e alianças estratégicas. Os estudantes também desenvolverão trabalhos em grupo envolvendo as famílias e a comunidade e farão estudos de viabilidade de desenvolvimento de produtos.
Os adolescentes participantes terão contratos como jovens aprendizes e receberão salário proporcional a 20 horas semanais, além de certificação e demais direitos de acordo com a Lei de Aprendizagem (Lei 10.097/2000 e Dec. 5598/2005). A proposta da formação está voltada para o desenvolvimento de um empreendedor em agricultura polivalente, que planeja e administra unidade de produção.
O Município custeará os gastos com alimentação e transporte dos alunos. Já o Instituto proporcionará aos estudantes material didático, uniforme, kit de higiene pessoal e profissionais acompanhantes nas disciplinas teóricas e práticas.
Para o diretor-presidente do Instituto, Iro Schünke, o programa tem como objetivo facilitar o acesso à educação e profissionalização dos jovens no meio rural. “Presido com muito orgulho esse programa, porque o objetivo dele é uma continuidade ao programa Crescer Legal, que busca evitar o uso da mão de obra infantil no campo e criar novos projetos que possam auxiliar a vida do adolescente no campo.”
O prefeito Airton Artus, que recebeu a visita de Schünke nesta semana para formalizar a parceria, ressaltou o esforço do município para garantir o convênio e oportunizar aos jovens do campo mais essa opção de qualificação empreendedora. “O programa é excelente, pois agrega conhecimento e proporciona um caminho seguro, com oportunidades de futuro e livre das drogas, problema que temos enfrentado no meio rural”, relatou.
Além de Venâncio, o projeto também será desenvolvido em Vale do Sol e Santa Cruz. As primeiras turmas já foram formadas nos municípios de Candelária e Vera Cruz. Para o programa, foram contratados seis profissionais, que foram treinados desde janeiro, e que também terão a companhia de consultores vindos de Porto Alegre.
“Esse é um caminho que pode ajudar muito. Estamos buscando uma outra forma, além das que já existem, para melhorar o desenvolvimento, principalmente do adolescente de 15 a 17 anos, que já tem uma certa dificuldade de frequentar a escola, para serem melhores empreendedores e gestores de sua propriedade”
Iro SchünkePresidente do Instituto Crescer Legal