No tapete da sala peças de montar. Sobre a mesa da cozinha, folhas para desenhar e pintar. Concentradas nas atividades, as gêmeas Beatriz e Isabele, filhas de Tatiana Lehapan de Carvalho, são estimuladas a realizar atividades adequadas para a idade de cinco anos. Na semana em que foi celebrado o Dia do Desarmamento Infantil, a Folha do Mate trata sobre a importância dos brinquedos, jogos e atividades utilizadas para a diversão das crianças, e o quanto essas podem influenciar no futuro e em suas atitudes.

Os tecnologias estão, cada vez mais, fazendo com que as tradicionais brincadeiras fiquem de lado. Sendo substituídos por vídeo game, computador, tablet e celular. Na casa de Tatiana, as irmãs gostam de jogar vídeo game, e se pudessem, jogariam ainda mais. Mas os pais tem cuidado na hora de adquirir jogos para a faixa etária das meninas. “Pesquisamos sempre o que os jogos abordam, evitando assim jogos que mesmo sendo para a faixa etária delas tenham conteúdos violentos e linguajar inadequado”, acrescenta.

Foto: Alvaro Pegoraro / Folha do Mate As irmãs Isabele e Beatriz são orientadas e guiadas pelos pais nas brincadeiras
As irmãs Isabele e Beatriz são orientadas e guiadas pelos pais nas brincadeiras

A procura por ação

Em contato com alguns estabelecimentos de Venâncio, a reportagem constatou que a procura por brinquedos envolvendo ação, armas e espadas, não é alta. De acordo com uma vendedora, a grande procura gira em torno das ‘nerfs’. Já outra afirma que a procura aumentou por brinquedos educativos. Geralmente, a busca por armas e espadas é por crianças maiores, quando elas já podem escolher o que brincar.

Leia mais informações na edição impressa deste sábado e domingo e também no flip