Foto: Alvaro Pegoraro / Folha do MateQuem fez o recadastramento biométrico será habilitado a votar através das impressões digitais nos terminais junto aos mesários nas 214 urnas da 93ª Zona Eleitoral
Quem fez o recadastramento biométrico será habilitado a votar através das impressões digitais nos terminais junto aos mesários nas 214 urnas da 93ª Zona Eleitoral

Com o objetivo de impedir que uma pessoa tente se passar por outra no momento da identificação nas eleições – já que não existem impressões digitais iguais – a biometria, por meio do recadastramento biométrico, ou seja, do cadastro das impressões digitais dos eleitores, será uma das novidades nas eleições municipais deste ano.

Acoplado à urna eletrônica, o leitor biométrico confirma a identidade de cada cidadão por meio de impressões digitais únicas, armazenadas em um banco de dados da Justiça Eleitoral. Em Venâncio, a eleição no dia 2 de outubro será mista. Ou seja, de um total de 54.648 eleitores, 19.929 já realizaram o cadastramento biométrico e serão identificados via sistema digital. O número representa 36.47% do total do eleitorado. Mas, apesar do cadastramento digital, o eleitor precisa apresentar um documento oficial com foto e o título de eleitor no dia do pleito.

Processo cadastralMesmo não sendo obrigatório no município, o processo fez com que filas se formassem no início deste ano no Cartório Eleitoral de Venâncio. No local, o cadastramento iniciou em 2013, e se estendeu até dia 4 de maio deste ano, prazo final para regularizar, transferir ou emitir o título. O processo no município visava as revisões dos eleitores das 15 seções da Sova, Monte das Tabocas e Dois Irmãos. No entanto, eleitores de outros locais também acabaram realizando o recadastramento antecipadamente, já que o processo será retomado após as eleições, conforme cronograma em elaboração. A previsão é de que o recadastramento biométrico seja concluído, em todos os municípios do estado, para as eleições de 2020.

Em determinados municípios, o mecanismo de revisão do eleitorado teve prazo estipulado pelo Tribunal Superior Eleitoral para que fosse concluído. O eleitor era obrigado a comparecer sob pena de ter seu título cancelado. Esse processo de revisão já foi concluído em 326 municípios. Municípios da região, como Passo do Sobrado, Boqueirão do Leão, Mato Leitão e Vale Verde já estão com o processo concluído.

A coleta dos dados biométricos também já foi feito por quem procurou a Justiça Eleitoral para fazer o seu alistamento, revisar seus dados ou mudar seu domicílio.

Preparação das urnas

Começa amanhã na 93ª Zona Eleitoral, a preparação das 214 urnas que serão utilizadas na eleição de 2 de outubro nas seções de Venâncio Aires, Mato Leitão e Boqueirão do Leão. Cada aparelho recebe as mídias, refentes aos candidatos de cada município. O processamento dos dados nas máquinas deve se estender até sábado, 24.