Aguardada com muita expectativa por educandários estaduais de Venâncio, a Escola em Tempo Integral passará a fazer parte da vida de 291 alunos venâncio-airenses. A Escola Estadual de Ensino Médio Crescer, do bairro Coronel Brito, e a Escola Estadual de Ensino Médio Wolfram Metzler, do bairro Bela Vista, integram a lista de 32 novas escolas estaduais que contarão com o aumento da jornada escolar.

O decreto instituindo a modalidade no estado, foi assinado pelo governador José Ivo Sartori, na segunda-feira 9. Com isso, o número de alunos atendidos pelo serviço no Rio Grande do Sul salta de 9,9 mil para 24 mil estudantes em diversas regiões. Agora, o estado passa a contar com 104 instituições de ensino nessa modalidade.

A lei de tempo integral em escolas da rede estadual é de autoria da deputada estadual Juliana Brizola. A finalidade é garantir a formação integral do aluno a partir da ampliação da jornada escolar, assegurando o direito à aprendizagem nas diferentes áreas do conhecimento.Sartori afirmou que a Educação é uma ferramenta de inclusão social. “é um passo para qualificar o ensino e oferecer novas oportunidades a 24 mil alunos”, disse o governador.

“As crianças e os adolescentes que ocupam seu tempo na escola hoje, serão cidadãos de bem e profissionais de sucesso amanhã. Com isso estamos incentivando também a cultura da paz e da não violência”

José Ivo SartoriGovernador do RS

A diretora da Wolfram Metzler, élida Klamt, explica que a escola aguarda as orientações da 6ª CRE e que precisará passar por adequações. “Precisaremos organizar as turmas, pois não há salas suficientes, será preciso remanejar alunos para outras escolas, aumentará o consumo e custo de alimentação. Então, não adianta começar sem estar preparado. Estamos se organizando para instalá-lo e começar com essa boa experiência, com a qual a comunidade só tem a ganhar, os pais estão ansiosos aguardando.” Na escola, que integra a modalidade de escolas de educação profissional agrícolas em Tempo Integral, serão 140 estudantes, divididos em salas com 30 alunos cada. Quanto ao número de professores, a diretora conta que o quadro está completo.

A diretora da Crescer, Susana Rosa, conta que na escola, incluída na lista de escolas de educação básica em Tempo Integral, serão 151 alunos que integrarão o Tempo Integral. “Estamos com toda a organização feita, só a nossa preocupação gira em torno das verbas. Para nossa comunidade é muito importante, garantirá mais atenção aos estudantes, muitos em vulnerabilidade.”

Como vai funcionar?Os estudantes terão no mínimo sete horas diárias no estabelecimento de ensino, nos turnos da manhã e da tarde, com a oferta de quatro refeições diárias, respeitando as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A proposta pedagógica foi elaborada pelo Departamento Pedagógico da Secretaria da Educação para nortear a construção de Regimentos Escolares e Planos de Estudos.

“O nosso foco principal é fazer com que aspectos de letramento e das áreas de matemática possam ser contemplados no projeto mais qualificadamente, fazendo com que as taxas de rendimento da escola possam melhorar”, afirmou a diretora do Departamento Pedagógico da Secretária da Educação, Márcia Coiro.

De acordo com o coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE), Luiz Ricardo Pinho de Moura, na quinta-feira, 12, pela manhã, haverá uma reunião em Porto Alegre, quando deverão ser repassados mais detalhes sobre a implantação da moalidade nos educandários de Venâncio.