Foto: Guilherme Siebeneichler / Folha do MatesServiço de videomonitoramento foi debatido na reunião desta semana da Câmara
Serviço de videomonitoramento foi debatido na reunião desta semana da Câmara

Na reunião da Câmara de Vereadores nesta segunda-feira, 19, o vereador Celso Krämer (PTB) sugeriu trazer ao Legislativo Municipal representantes da Brigada Militar e do Poder Executivo para prestar esclarecimentos sobre a funcionalidade dos câmeras de videomonitoramento, que auxiliam na segurança pública em Venâncio Aires.

O vereador Ciro Fernandes (PR), em resposta ao parlamentar de oposição, informou que entrou em contato com o comando da Brigada Militar para buscar informações e foi comunicado que dos 20 equipamentos, nove estão fora de operação em virtude de problemas técnicos.

Entretanto, salientou que em conversa com a Secretaria Municipal de Administração recebeu a informação de que o Executivo não estava sendo comunicado dos problemas técnicos com as câmeras. Desta forma, será protocolado um ofício pedindo soluções para o problema.

Alvaro Pegoraro/Arquivo FMCâmeras foram instaladas na cidade em 2012
Câmeras foram instaladas na cidade em 2012

Com a informação, Krämer pediu aos responsáveis providências e que relatem o trabalho no Legislativo Municipal, como forma de tranquilizar a população que tinha receio sobre a funcionalidade das câmeras na cidade.

Em 2012 Venâncio Aires iniciou às operações com 20 câmeras de vídeomonitoramento, que estão espalhadas em pontos estratégicos da cidade. Todas têm zoom de até 500m. Os equipamentos foram adquiridos com recursos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça. O investimento foi de R$ 800 mil.