Neste domingo, 30, cerca de 32 milhões eleitores de 18 capitais e 39 municípios voltam às urnas para o segundo turno das eleições municipais no país. São cidades com mais de 200 mil habitantes que não tiveram nenhum candidato com mais de 50% dos votos válidos no primeiro turno, que foi realizado no dia 2 de outubro.
O estado que mais terá prefeituras em disputas é São Paulo: o pleito ocorrerá em 13 municípios. No Rio de Janeiro, sete cidades terão eleições. Rio Grande do Sul, Pernambuco e Espírito Santo terão segundo turno em quatro cidades. A região Sudeste é a que tem mais cidades no pleito: 26. As regiões Sul e Nordeste terão 10 cidades em disputa. Já o Norte e Centro-Oeste terão apenas quatro cidades com votação.
Nos 54 municípios, 23 têm candidatos à reeleição disputando o segundo turno (8 são de capitais). O PSDB é o partido com o maior número de candidatos: ao todo, são 19 tucanos em diferentes disputas. O PMDB tem 13 candidatos, PSB tem nove e o PDT tem oito. Já PSD e PT têm sete candidatos concorrendo em pleitos no domingo. O duelo que mais se repete é PSDB x PMDB (quatro cidades). Outras três cidades terão o confronto PSDB x PSD e PDT x PR.
No RS, apenas quatro cidades tem a disputa do 2º Turno. Em Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior (PSDB) e Sabastião Mello (PMDB) disputam a Prefeitura. Em Caxias do Sul, concorrem Edson Néspolo (PDT) e Daniel Guerra (PRB). Em Santa Maria são candidatos Valdeci Oliveira (PT) e Pozzobom (PSDB); e em Canoas buscam o cargo de prefeito Beth Colombo (PRB) e Busato (PTB).