Entre a próxima quarta-feira, 13, e o sábado, dia 16, a Secretaria Municipal de Educação realiza o VIII Fórum Internacional e XII Fórum Nacional de Educação de Venâncio Aires, junto ao salão principal da Sociedade Olímpica de Venâncio Aires (Sova). Nesta edição, o evento traz a temática ‘Educação e Saúde: Entrelaçando Saberes’ e entre os conferencistas estão nomes como os de Jairo Bouer, Alexandre Ventura e Eduardo Shinyashiki.
Idealizadora da temática que será abordada na edição deste ano, a psicopedagoga Beatriz dos Santos destaca que o tema foi pensado com base no trabalho realizado pelo Centro Integrado de Educação e Saúde (Cies), onde ela atua como coordenadora e os saberes da educação e saúde já estão entrelaçados. Ressalta que a temática foi pensada em função da grande demanda encontrada pelo serviço e também da importância da saúde e do bem estar, tanto dos educadores quanto dos alunos, para a aprendizagem.
“Penso que o desenrolar desse tema durante o Fórum de Educação irá além do olhar e da escuta. Trará, com certeza, subsídios para que os profissionais em educação consigam detectar os sinais que dificultam a aprendizagem e o mais importante que é a promoção do aluno”, acredita Beatriz.
Coordenadora do evento, Andreia Cassuli, reforça a ligação entre as áreas da educação e saúde. “Toda a aprendizagem passa pelo campo neurológico. Então, não há como desvincular esses saberes. Para um aluno ter uma boa aprendizagem, ele precisa estar bem neurologicamente.”
Andreia também ressalta a importância dos educadores nesse processo. “O professor precisa estar bem para que a aprendizagem do aluno de fato se efetive.” Em relação à temática, também explica que a ideia é tratá-la de forma menos clínica e mais abrangente, de modo a relacioná-la com o bem estar, a qualidade de vida e a longevidade.
ATIVIDADE DE FORMAçãO
Ela acrescenta que o Fórum de Educação é uma oportunidade para os 800 inscritos deste ano atualizarem seus conhecimentos e que é dever do Município oferecer 40 horas de formação aos seus professores todos os anos. Para a realização do evento, decreto de número 5.867, de 16 fevereiro deste ano, prevê a aplicação da quantia de até R$ 110 mil, relativos à divulgação, transporte, estadia, alimentação, palestrantes, sonorização, publicidade, material gráfico e demais despesas que surgirem.
A abertura oficial do evento está marcada para a quarta-feira, 13, às 19h, e será seguida da conferência ‘Jovem x Risco… como trabalhar essa relação?’, com Jairo Bouer, mas na parte da tarde, às 14h, já ocorre a abertura do espaço para visitação do artesanato local e livrarias. O credenciamento dos participantes inicia às 18h.