Com o objetivo de investir na qualificação e conhecimento dos professores, a secretaria de Educação de Venâncio Aires realiza nos dias 10, 11, 12 e 13 de maio o 9º Fórum Internacional e 13º Fórum Nacional de Educação. Neste ano, o evento contempla o tema ‘Escola: espaço de ensinar e aprender’ e irá ocorrer na Sociedade Olímpica de Venâncio Aires (Sova).
De acordo com a coordenadora pedagógica da secretaria, Alice Theis, a escolha do tema se deu pelo fato dos professores atenderem uma demanda muito grande de atividades e, muitas vezes, desempenham tarefas que são papéis dos pais. Contudo, em meio a isso, não se pode perder o foco, que é o ensino e a aprendizagem. “Nós temos que proporcionar aos alunos conhecimento. O resto agrega, também é importante, mas o foco é ensinar”, destaca.
Alice ainda acrescenta que foram escolhidos bons palestrantes e todos capazes de trabalhar o tema: “Nós não queremos que o tema seja deixado de lado. Todos vão contemplar ele”.
Conforme a coordenadora pedagógica, há 800 vagas disponíveis e a prioridade são os professores da rede municipal. Para eles, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas do dia 1º a 7 de abril, enquanto que os professores da rede estadual, particular e federal de Venâncio Aires devem se inscrever entre os dias 8 e 14 de abril. O terceiro momento destinado às inscrições ocorre do dia 21 a 28 de abril e será para os professores de outras cidades. Vale ressaltar que nos dias 1º, 8 e 21, as inscrições poderão ser feitas a partir do meio-dia e terão encerramento às 23h59min do último dia de cada período. Para professores que não são da rede municipal, o valor das inscrições será R$ 100 por pessoa.
PROGRAMAÇÃOA abertura do Fórum da Educação será às 19h do dia 10 de maio e contará com a presença de Luiz Antônio Correa que irá falar sobre a interferência da neurologia no processo de aprendizagem.
No dia 11, às 8h30min, o tema a ser trabalhado por três psicólogos da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) – Moisés Ramanini, Eduardo Saraiva e Simone Machado – será ‘Ações e reflexões: desafios e interferências vivenciadas no processo de ensino-aprendizagem’. No mesmo dia, às 13h30min, Vasco Moretto e Gustavo Moretto falarão sobre o tema ‘O velho e o novo: unindo estratégias e saberes do passado, presente e futuro na melhoria do processo de ensino-aprendizagem’. A partir das 19h, os professores terão a oportunidade de participar de uma noite cultural que contará com a presença da Celebration Band e do grupo de danças alemãs Die Schwalben. De acordo com Alice, como no dia 11 será o aniversário de 126 anos de Venâncio Aires, buscou-se trazer para o Fórum de Educação representantes do próprio município. “Por isso a noite cultural será com pessoas da casa”, comenta.
Já no dia 12, às 8h30min, o educador Hamilton Werneck irá falar sobre ‘Como ensinar bem e aprender melhor’ e, à tarde, a partir das 13h30min, haverá a presença de um palestrante internacional, professor e pesquisador da Universidade Aveiro de Portugal, Alexandre Ventura, que pretende trabalhar o planejamento e organização do tempo escolar e pessoal. A PROGRAMAÇÃO do dia 12 à noite ainda não foi definida, assim como as atividades do sábado, dia 13.
Apoio do Banrisul
Na manhã de quinta-feira, 16, o deputado estadual Catarina Paladni e o prefeito de Venâncio Aires, Giovane Wickert (PSB), estiveram reunidos com o vice-presidente do Banrisul, Irany de Oliveira Sant’Anna Junior para solicitar apoio financeiro para o Fórum de Educação.
Conforme o prefeito, o Banrisul é um antigo parceiro do município: “Sempre contamos com o apoio do banco e queremos solidificar esta parceria. O Banrisul patrocina a Fenachim, que não ocorre neste ano, logo, estamos buscando patrocínio para o Fórum de Educação”.
O deputado Catarina Paladini destacou a importância do município para o Estado: “Venâncio Aires cumpre um papel regional, que integra cerca de 70 municípios. Além disso o tema do Fórum dialoga com a proposta social do Banrisul de incentivar a valorização da cidadania, de ações e de projetos voltados à educação”.
Também participaram da audiência o vice-prefeito Celso Kramer e o secretário da Saúde do município Ramon Schwengber.