Algo que deve ser levado em conta no momento de criar uma rede de doações é atentar para a conservação adequada dos alimentos para que possam ser repassados. Nesta semana, o presidente Jair Bolsonaro sancionou lei que autoriza a doação de sobras de alimentos e refeições de restaurantes e supermercados.
A nutricionista Bruna Neves explica o que deve ser levado em conta quando se fala em conservação correta e segura dos alimentos. Confira:
Folha do Mate: Quanto tempo os alimentos cozidos podem ficar fora da refrigeração?
Bruna Neves: Os alimentos cozidos não devem ficar acima de duas horas fora de refrigeração. O importante é o controle da temperatura do alimento cujas temperaturas seguras são acima de 60ºC para os cozidos ou abaixo de cinco graus para o refrigerador.
E a conservação na geladeira, tem um tempo máximo para poder consumir com segurança?
Sim, o prazo máximo é de cinco dias. É importante que os alimentos cozidos não tenham contato com alimentos crus, a fim de evitar a contaminação. Por isso, o ideal é que alimentos cozidos sejam armazenados nas prateleiras superiores da geladeira.
O recipiente para conservação na geladeira deve ser algum, especificamente?
O recipiente deve ser limpo, com tampa, e não pode ser produzido de material reciclado. O ideal seriam os recipientes de vidro ou cerâmica, pois impedem que substâncias da embalagem passem para o alimento.
Todos os alimentos já preparados podem ser congelados?
Sim, desde que respeitado o limite máximo de duas horas fora da refrigeração, todos os alimentos podem ser congelados e consumidos em até três meses.