Entra ano, sai ano e sempre tem alguém que quer adquirir uma roupa nova para passar a noite de Réveillon em grande estilo. Não importa se é blusa, saia, vestido, camiseta, calça ou bermuda, importa mesmo é começar o novo ano com tudo novo porque de velho já basta o ano que está indo, não é mesmo?

Foto: Ana Carolina Becker / Folha do Mate.

Mas algumas pessoas não dão bola para a antiga tradição. Diferente do pensamento da vendedora, Sabrina Braz de Braga, de 37 anos, que saiu em busca de uma blusa nova ontem. Ela conta que irá usar tudo novo para receber 2017 em uma comemoração com a família. Além da peça amarela, Sabrina irá usar branco. “Todos os anos eu compro algo novo para o Ano Novo, pois renova”, destaca.

Foto: Ana Carolina Becker / Folha do MateSabrina garante que todos os anos compra peças novas
Sabrina garante que todos os anos compra peças novas

Faltando três dias para o final do ano, a expectativa dos comerciantes que conversaram com a reportagem é de que o movimento seja mais intenso na amanhã e no sábado. Conforme pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Logistas (CNDL) mostra que 56,8% das pessoas que irão comemorar a data pretendem comprar roupas, calçados e/ou acessórios para usar na passagem do ano novo – um aumento de 6,3 pontos percentuais em relação a 2015 (50,5%).

Expectativa positiva

Foto: Ana Carolina Becker / Folha do MateConforme Norema, gerente de um estabelecimento, as compras estão sendo feitas no cartão e à vista
Conforme Norema, gerente de um estabelecimento, as compras estão sendo feitas no cartão e à vista

De acordo com a gerente de uma loja de roupas masculinas e femininas da área central, Norema Vint, a expectativa das vendas está positiva dentro das condições apresentadas pela economia neste ano. O movimento começou já na segunda-feira: “Todo mundo que está entrando está comprando”. Além disso, ela afirma que grande parte dos pagamentos estão sendo feitos no cartão e a vista pelos consumidores.

Sobre as cores, a gerente garante que a busca está entre o amarelo, tradicional branco e o azul claro. “Mas sempre tem aquelas pessoas que compram peças mais básicas para aproveitar durante o ano todo”, explica.

Segundo o proprietário de outra loja da área central, Tiago Luis Faleiro, que também está com a expectativa voltada para as vendas nos últimos dias do ano, ele lembra que houve um aumento nas vendas neste mês em relação aos meses anteriores.

Faleiro afirma, ainda, que em seu estabelecimento os consumidores estão buscando por peças brancas e amarelas. “Mas elas geralmente pedem pelo branco”, diz.

 

Foto: Ana Carolina Becker / Folha do MateProprietário de uma loja, Tiago afirma que o movimento deve aumentar amanhã e no sábado
Proprietário de uma loja, Tiago afirma que o movimento deve aumentar amanhã e no sábado

Trocas de NatalEsta foi a semana de trocar os presentes de Natal, conforme os lojistas entrevistados. De acordo com Tiago Luis Faleiro, as pessoas garantiram para o ano de 2016 presentes mais caros para si e mais baratos para dar ao próximo. “Foi-se a época de dar presente caro”, afirma. Além disso, Norema garante que nesta semana ocorreram algumas trocas de Natal, mas que grande parte já foi realiza na semana que antecedia a data. “As pessoas estão dando o presente antes e assim a troca também ocorre antes”, afirma.