A reivindicação da localidade de Paredão Pires, de se desmembrar de Venâncio Aires e se anexar a Boqueirão do Leão, deu um novo passo nesta semana. Vereadores do município vizinho e uma comissão de moradores da localidade, estiveram segunda-feira, 1º, na sessão da Câmara de Vereadores da Capital do Chimarrão, para estreitar o diálogo com os parlamentares venâncio-airenses.

Cerca de 100 famílias solicitam a anexação a Boqueirão para poderem usufruir de serviços que acabam não tendo em Venâncio, devido a distância. Paredão Pires fica a 60 quilômetros da sede de Venâncio Aires e apenas 15 quilômetros de Boqueirão. Por conta disso, atualmente, os 500 moradores acabam buscando a maioria dos atendimentos, inclusive de saúde, na cidade vizinha.

Na semana passada uma comissão de moradores esteve na Câmara de Boqueirão, quando ficou acertado o encontro com os vereadores de Venâncio.  Na tribuna, o parlamentar de Boqueirão, Joel André Conte (PMDB), destacou que há muito tempo os moradores lutam para ter acesso a serviços básicos como saúde, educação e segurança. “Tudo fica mais difícil quando a distância existe. Hoje a maioria busca atendimento lá, por isso achamos justa esta reivindicação.”

Conte lembrou que em 1987, quando Boqueirão lutava pela emancipação, conquistada dois anos depois, a área que abrange Paredão Pires estava no mapa que foi idealizado para a emancipação, mas, segundo eles, por questões políticas, foi optado por não incluir a localidade. “Queremos sim, abraçar a comunidade de Paredão Pires. Mas, para isso, precisamos do empenho do Legislativo e Executivo de Venâncio”, frisou. Conte sugeriu que caso não haja a possibilidade da anexação, seja formalizado um convênio entre os dois municípios, para que os moradores possam ter a garantia de atendimentos básicos.

O presidente da Câmara de Vereadores de Venâncio, Telmo Kist, anunciou a formação de uma comissão parlamentar para levar o assunto ao prefeito, Airton Artus, e promover uma reunião entre os dois chefes dos Executivos. Artus, em matéria anterior, afirmou que apoia o desmembramento da localidade, se esse for o desejo e o melhor para os moradores.

Localidade em números

Dados levantados pela comissão de moradores:  – 120 famílias; – 510 moradores; – 50 estudantes na escola local; – 25 procuram estudo na localidade de Alto Paredão ou em Boqueirão (depende do transporte) – 100 famílias plantam fumo, o que corresponde a uma produção de de 6 milhões de pés de fumo, por safra; – Mais de 90 moradores têm  bloco de produtor cadastrado em Boqueirão; –  Mais de 70 veículos, sendo que 95% estão emplacados com placas do município vizinho; – Cerca de 70 pessoas possuem título de eleitor em Boqueirão.