Um motorista foi flagrado nos últimos dias trafegando a 107 km/h na Avenida Ruperti Filho, no bairro Leopoldina. O fato foi percebido pelo Departamento Municipal de Trânsito, que realiza fiscalização com radar móvel no local, recentemente asfaltado e cujo limite de velocidade é de R$ 40 km/h. O condutor, que estava a bordo de um Fiat Pálio, cometeu infração gravíssima, sendo multado em R$ 574,62. O homem teve o direito de dirigir imediatamente suspenso e seu documento de habilitação apreendido.

O flagrante de casos desta natureza está motivando os agentes do Departamento a ampliar a fiscalização para coibir o tráfego em excesso de velocidade. As ações com o uso do radar móvel estão sendo feitas de maneira pontual desde o último mês de julho, inclusive aos fins de semana. O trecho onde o condutor foi flagrado em alta velocidade, no bairro Leopoldina, é um dos que mais preocupam os fiscais de trânsito, pois é usado com frequência por motoristas que desejam entrar ou sair da cidade ou ainda se deslocar até o Parque Municipal do Chimarrão.

“O excesso de velocidade é responsável por um terço dos acidentes fatais. é um clichê abordado por quem trabalha na área, mas que precisa ser salientado por sua relevância”, destaca o chefe do Departamento de Trânsito, Rodrigo Decker. “Para tentar coibir os excessos, é preciso implementar medidas impopulares em nome da segurança. O radar é uma delas”, salienta. Dentro da cidade, a tolerância de velocidade de tráfego é de 7 km/h além do estipulado e indicado pela sinalização.