Com informações de Governo do Estado do Rio Grande do Sul .

Foto: Divulgação Levantamento da Secretaria da Segurança Pública leva em consideração os primeiros 24 dias do ano
Levantamento da Secretaria da Segurança Pública leva em consideração os primeiros 24 dias do ano

As operações desencadeadas pelas forças policiais gaúchas em janeiro apontam para a efetividade do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Segurança Pública. Os resultados mostram redução nos indicadores criminais dos principais delitos contra a vida e o patrimônio no Rio Grande do Sul. O levantamento da Secretaria da Segurança Pública leva em consideração os primeiros 24 dias do ano.

Em comparação com o mesmo período em 2015, os índices de homicídio doloso diminuíram 11,57%. Outro indicador que apresenta significativa diminuição é o de furtos, com 31,23% a menos em relação ao último ano. O furto de veículos aponta ligeira queda: 1,55%. Caiu também o número de ocorrências de roubo, em 3,51%.

Os dados são considerados relevantes pelas autoridades da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, tendo em vista o grande número de pessoas que se deslocam para o Litoral e a preocupação com suas propriedades e bens móveis. Para diminuição em outros índices, como roubo e roubo de veículos, a Brigada Militar (BM) e a Polícia Civil vêm intensificando ações, principalmente em Porto Alegre e na Região Metropolitana.

PORTO ALEGRE

Na capital, o levantamento revela queda de 39,29% nos homicídios dolosos, 38,26% nos crimes de furto e 20,86% nos crimes de furto de veículos. Mesmo assim, a BM programa ações de visibilidade, saturação de áreas e barreiras policiais. A intenção é o enfrentamento direto contra o tráfico de drogas em locais de grande incidência e zonas consideradas de maior vulnerabilidade social.A Polícia Civil aposta em ações de inteligência policial e no desmantelamento de quadrilhas especializadas em tráfico de entorpecentes, roubo e receptação de veículos roubados.