Foto: Divulgação / Secretaria de EducaçãoAlunos de rede municipal conheceram o projeto Guardião Ambiental
Alunos de rede municipal conheceram o projeto Guardião Ambiental

Os alunos da rede municipal de ensino que integram o projeto Guardião Ambiental conheceram de perto, na última semana, o funcionamento de processos de reaproveitamento, reciclagem e triagem de lixo. O grupo, formado por estudantes de cinco escolas, conheceu o projeto de reciclagem de papel desenvolvido pela Apae e a usina de triagem localizada em Linha Estrela, interior do município. As visitas foram conduzidas pelas servidoras municipais Grasielle Hoffmann Vogt e Gabriela Graef, das secretarias da Educação e do Meio Ambiente, respectivamente, responsáveis pelo projeto de conscientização ambiental.

O projeto desenvolvido na Apae é realizado pela professora Márcia Marilda Antunes da Luz, com duas turmas de alunos da EJA. Cada uma delas é responsável por uma parte do processo de reciclagem do papel: separar e picar os papéis, colocar de molho, produzir a polpa, misturar a polpa para coleta do papel reciclado na peneira, retirar o excesso de água, prensar e secar. Com o papel reciclado, os alunos produzem cartões e envelopes que são comercializados. O material é usado para fazer cartões, que podem ser encomendados por qualquer pessoa na unidade da Apae de Venâncio Aires. Os valores são usados na manutenção do projeto e auxílio nas despesas da escola.

Na usina de Linha Estrela, a responsável pela unidade, Tailane Hauschild, recebeu o grupo e explicou funcionamento da triagem. A explanação salientou a importância da separação correta dos resíduos, para um melhor reaproveitamento dos materiais recicláveis. Os jovens conferiram a grande quantidade de roupas e calçados encontrados no lixo, sem a destinação correta e que acabam sendo levados para o aterro sanitário de Minas do Leão. A importância de embrulhar e identificar os vidros colocados nas lixeiras e containers de lixo também foi ressaltada, pois estes causam graves acidentes entre trabalhadores da usina e da empresa Cone Sul, responsável pela coleta e transporte do lixo no município.

As visitas ainda foram acompanhadas pelas professoras responsáveis pelo projeto Guardião Ambiental das escolas Alfredo Scherer, Cidade Nova, Dois Irmãos, José Duarte de Macedo e São Judas Tadeu. As visitas visaram sensibilizar os alunos para as possibilidades de preservação ambiental, através da coleta de papel nas escolas, reciclagem do lixo e separação correta dos resíduos secos e orgânicos para facilitar a triagem e o reaproveitamento dos resíduos. Os estudantes que integram os grupos de guardiões têm como missão disseminar o conhecimento adquirido sobre preservação ambiental, em suas escolas, famílias e comunidades.