A Secretaria Municipal da Agricultura tem recebido intenso movimento de produtores rurais nos últimos dias, desde a abertura do período de recadastramento dos blocos de produtor rural. O processo é necessário para garantir ao agricultor benefícios de origem social, como comprovação de trabalho para fins de aposentadoria. O talão ainda é necessário para oficializar rendimentos para a busca de financiamentos específicos e habilitação do produtor para participação de convênios do Município.
Conforme o servidor Hélio Inácio Hickmann, cerca de mil talões foram levados para atualização de cadastro em sistema, em um universo de quase oito mil blocos de produtor cadastrados hoje em Venâncio Aires. O período para recadastramento dos blocos vai até março. Para assegurar a recepção aos produtores e o recadastramento em dia dos blocos, a Secretaria da Agricultura dobrou a equipe de atendimento, com o auxílio de servidores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, sediada no mesmo prédio na rua Sete de Setembro. O atendimento entre segunda e sexta-feira vai das 7h30min às 13h30min e também pode ser feito por telefone, através do número 3983-1035.
Para o secretário Hélio Lawall, o procedimento é importante também para as finanças do município, devido ao impacto gerado pelas notas emitidas no retorno em créditos de ICMS para as finanças municipais. Como alternativa, os agricultores podem procurar os sindicatos Rural (rua Visconde do Rio Branco) e dos Trabalhadores Rurais (esquina das ruas Osvaldo Aranha e Getúlio Vargas), que se responsabilizam em reencaminhar os talões à Secretaria da Agricultura para o processamento em sistema de informática.