A Secretaria Municipal da Fazenda está iniciando a maior ação de recadastramento imobiliário dos últimos 12 anos em Venâncio Aires. O objetivo é coletar informações de mais de 20 mil imóveis localizados na área urbana da cidade para projetar sua expansão e melhorias nos serviços públicos.

Seis agentes contratados pela Prefeitura visitarão residências e pontos comerciais, iniciando pela área central e se estendendo aos bairros, gradativamente. O objetivo é realizar o trabalho, quadra por quadra, verificando o cadastro e medidas de imóveis ainda sem informações junto ao Município.

Foto: Daiana Nervo / AI PrefeituraAgentes estão uniformizados e treinados para o trabalho
Agentes estão uniformizados e treinados para o trabalho

De acordo com a secretária municipal da Fazenda, Fabiana Keller, o objetivo é a atualização dos dados cadastrais dos imóveis, já que o último trabalho de recadastramento imobiliário foi realizado no ano de 2003. “Após a coleta, que pode durar até um ano, as informações serão processadas pela Secretaria da Fazenda para fins de tributação de imóveis hoje inexistentes no cadastro, mas principalmente, esses dados estarão à disposição para ações de planejamento da Prefeitura em áreas como urbanismo, abastecimento de água e saneamento. Será possível ampliar o controle e qualificar os serviços públicos”, destaca.

A equipe que trabalha no recadastramento imobiliário é composta por estudantes de engenharia civil uniformizados e identificados. Além de medir as construções, os estudantes devem conferir dados constantes na matricula do imóvel e, para isso, necessitam da documentação de propriedade.

Após o trabalho de contagem dos imóveis em mutirão, a Administração Municipal pretende manter o cargo de cadastrador imobiliário para acompanhar regularmente o desenvolvimento da cidade, seus bairros mais populosos e estratégias de serviços.

Nos próximos dias, uma campanha publicitária acompanhada de folder explicativo acompanhará os cadastradores e orientará a população a receber os profissionais cordialmente. Se o proprietário ou outra pessoa presente no imóvel durante a visita tiver dúvidas, poderá ligar para o telefone da Secretaria da Fazenda 3983-1000, opção 4. é possível, ainda, agendar a visita do fiscal, marcando o horário mais adequado ao recadastramento.