Uns querem chegar na Terceira Idade, outros não. Muitos não puderam e outros que chegaram a vivem de forma intensa. Dona Lúcia Thereza Gabe, 81 anos, é um exemplo de pessoa ativa da faixa etária. Ela faz parte do Grupo da Terceira Idade Vila La Vida há 20 anos e é vice-presidente do Viver a Vida há cinco anos do bairro Brígida.
Ainda participa de ginástica e faz caminhadas e é uma das integrantes do Programa Sesc Maturidade Ativa que vai realizar atividades da Semana do Idoso que incia na segunda-feira, 29, e encerra no sábado, 4. A PROGRAMAÇÃO é em virtude ao Dia Internacional do Idoso que será em 1° de outubro. Ela pretende estar presente na PROGRAMAÇÃO.
Dona Thereza ensina outros segredos para viver bem depois dos 60 anos. Entre eles estão o bom humor, as leituras frequentes de jornais ou livros e a alimentação balanceada com frutas e verduras. “é preciso viver bem.”. A aposentada conta que nunca imaginou que fosse ter uma vida longa, pois a mãe, o pais e dois irmãos morreram cedo.
Ela passou a conviver com os Grupos da Terceira Idade há cerca de 23 anos. Antes, não costumava sair. “Quando meu marido faleceu, as pessoas diziam que eu não podia ficar em casa.” Thereza aconselha as pessoas idosas e até as mais jovens a não terem medo de viver. O pensamento positivo também é necessário. “Precisamos estar alegres. Todos nós temos problemas e se começarmos a pensar nem saímos de casa. Temos que fazer de conta que as coisas ruins não existem.” Recentemente, ela começou a participar de aulas de computação. Está gostando e foi convidada por uma amiga. “Não é só lá que a gente aprende, temos que mexer no computador para ir aprendendo.”
Confira a reportagem completa no flip ou edição impressa deste fim de semana