A Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social terá um posto de atendimento da Caixa Econômica Federal, dedicado ao atendimento de pessoas que tiveram imóveis atingidos pela enxurrada do dia 29 de junho. A previsão é de que o serviço comece a funcionar na próxima semana.

Conforme estimativas do Governo Municipal, cerca de cinco mil pessoas terão direito ao resgate do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), no valor total de R$ 6,2 mil. Conforme a coordenadora da Defesa Civil no município, Ana Cláudia do Amaral Teixeira, a exemplo do que ocorreu em 2011, a sede da secretaria vai concentrar os trabalhos para o repasse dos recursos.

“Agora vamos repetir o modelo adotado há três anos, na última semana combinamos todos. A Caixa entende que o espaço é importante para dar um atendimento adequado as pessoas atingidas pela última enxurrada,” explica Ana Cláudia.

Dados de satélite apontam as áreas que foram atingidas pela enchente, facilitando o repasse dos valores. “Foi contratado um serviço de mapeamento das áreas e das residências que foram atingidas pela enchente. Baseado neste documento, a Caixa fará a liberação dos recursos,” argumenta.

O banco já iniciou o trabalho de montagem da estrutura para o atendimento a população. A previsão é de que ocorra na próxima semana. “Queremos começar a receber as pessoas na próxima semana. A Caixa vai fazer uma cartilha com as recomendações necessárias para orientação de como proceder para buscar a liberação do FGTS,” conclui.

A proposta de instalação do posto de atendimento partiu da superintendência regional da Caixa, com sede em Novo Hamburgo. Quando estiver em funcionamento a unidade vai atender das 9hs da manhã até às 17hs. A previsão é de que a conclusão de liberações dos valores ocorra até o fim do mês.