
Na terça-feira, 3, foi aprovado por unanimidade, na Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei 415/2015, que altera a Lei 13.490, de 21 de julho de 2010. Com a aprovação, os Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) poderão solicitar recursos do Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais (Pró-Cultura), para construção, restauro, preservação, conservação e reforma dos galpões.
A proposição, que tramitava há três anos, é de autoria do deputado Gilmar Sossela (PDT). O autor da proposta destaca que muito mais do que contribuir com a preservação das tradições, as entidades “promovem o encontro de gerações, desenvolvem o respeito, a responsabilidade, a hospitalidade e a solidariedade entre as gerações”.
Ainda aguarda parecer na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), projeto do mesmo autor que dispõe sobre a destinação de 20% da grade musical das emissoras de rádio AM e FM no Rio Grande do Sul à divulgação de trabalhos e obras de músicos e compositores do Estado.
Sossella também é autor da Lei Estadual 13.513 de 8 de setembro de 2010, que instituiu a gaita como instrumento musical símbolo do RS. Além disso, em 27 de outubro de 2016, prestou homenagem ao cinquentenário do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) durante o Grande Expediente da Assembleia Legislativa.