Após o período de férias coletivas, aproximadamente 360 professores, agentes escolares, atendentes de serviços gerais e monitores da rede municipal de Educação Infantil foram recepcionados nesta sexta-feira, 30, pela Secretaria Municipal de Educação, no auditório do Colégio José de Oliveira Castilhos. Com o objetivo de integrar e dar as boas-vindas para o ano de 2015, os profissionais assistiram a palestra da fonoaudióloga Elda Figueiredo, que falou sobre a importância do toque nos vínculos entre adulto e criança.
Com auditório lotado, o grupo demonstrava empolgação para o reinício dos trabalhos. A secretária-adjunta da Educação, Rosane Jungblut, falou sobre o último levantamento do Tribunal de Contas do Estado, que elogia pequenas cidades com apenas duas escolas e atendimento integral de crianças acima dos três anos de idade. A educadora ressaltou, que a rede venâncio-airense já conta com doze e brevemente 14 escolas, todas com excelente nível de qualidade de professores, ar condicionado em todas as salas e merenda escolar para crianças de zero a cinco anos. Rosane ressaltou que acredita no grupo de profissionais, no trabalho pedagógico e na qualidade das relações entre colegas e a secretaria.
A presidente do Legislativo Municipal, vereadora Ana Cláudia do Amaral Teixeira, falou sobre a necessidade de atenção e carinho no trabalho com as crianças. Para ela, uma educação de qualidade tem componentes salariais, materiais e pedagógicos, porém, a paixão do educador pelo que faz pode transformar a educação.
O prefeito Airton Artus, por sua vez, ressaltou estar feliz com o trabalho desenvolvido pelas Escolas Infantis do Município e também destacou a injustiça de comparar Venâncio Aires com cidades de menor porte. Artus falou da evolução da qualidade dos educandários, das relações profissionais e destacou ainda a estabilidade previdenciária dos servidores municipais. Como contrapartida, o prefeito convocou os profissionais a se comprometerem com a busca de soluções para os problemas, se sentirem integrantes da Administração Municipal, atuando como cidadãos com direitos e também deveres.
Após a abertura oficial de acolhida, os profissionais tiveram uma manhã de trabalhos com a Elda Figueiredo. A palestrante tem formação acadêmica em fonoaudiologia e especialização em estimulação precoce, vínculos afetivos e sexualidade. Complementando o tema do fórum esse ano, que fala em construir caminhos de comprometimento e integralidade, Figueiredo falou sobre a importância do toque nos vínculos entre adulto e criança.
Na próxima segunda-feira, 2, são esperados para o retorno das aulas cerca de 1.300 crianças de zero a cinco anos de idade em 12 escolas. As Emeis estarão abertas às 6h30 para receber os alunos. Já a partir das 11h30, os pais podem conferir a classificação dos inscritos que aguardam por novas vagas. A Secretaria de Educação informa ainda que a volta às aulas para os alunos da rede municipal de ensino fundamental (Emef) ocorre dia 23 de fevereiro.


