
Mais uma etapa em preparação a Consulta Popular 2018 está concluída. Hoje à tarde mais de 60 pessoas participaram da última assembleia microrregional do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP). O encontro foi realizado na Unisc, em Santa Cruz do Sul, e reuniu os representantes dos 15 municípios do Baixo Vale do Rio Pardo. Os oito municípios na microrregional do Centro-Serra, realizaram seu encontro, na terça-feira, dia 22, em Sobradinho.
Nos encontros microrregionais foram analisados os projetos mais votados em cada uma das duas regiões e foram estabelecidas estratégias que serão defendidas na Assembleia Regional Ampliada. Em Santa Cruz do Sul três propostas ganharam mais adeptos. Uma sugestão é de que os dez projetos mais votados sejam incluídos na cédula de votação, além do rateio dos recursos de R$ 2,9 milhões, entre os cinco mais votados. Outra proposta estabelece a divisão igualitária entre todos os projetos. Enquanto que uma terceira sugestão estabelece proporções diferentes: 30% para o mais votado, 25% para o segundo, 20% para o terceiro, 15% para o quarto e 10% para o quinto.
Já a tendência dos oito municípios da microrregional do Centro-Serra é que defendam na Assembleia Regional Ampliada a inclusão, na cédula de votação, os dez projetos mais votados nos municípios.
AVALIAÇÃO
O presidente do Corede/VRP, Heitor Álvaro Petry, avaliou de forma positiva o transcorrer das etapas em preparação a Consulta Popular deste ano. De acordo com com ele, todas as etapas tiveram ampla participação e debates. O presidente também disse que se surpreendeu com a boa aceitação na retomadas das assembleias municipais.
“Foi uma participação surpreendente nos municípios, onde tínhamos um pouco de receio por causa do pouco espaço de tempo para a realização das mesmas. Saímos das duas microrregionais com um alinhamento de propostas que serão fechadas na segunda-feira, dia 28”, citou Petry. No total, as assembleias municipais tiveram 1.628 pessoas presentes, que elegeram 57 delegados.
VENÂNCIO AIRES TERÁ 12 PESSOAS NA ASSEMBLEIA FINAL

O Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude) de Venâncio Aires definiu na terça-feira as cinco demandas locais. O encontro foi no plenário Vicente Schuck, da Câmara de Vereadores. Estiveram presentes 260 pessoas. Foram eleitos nove delegados. Além deles, possuem ainda direito à voto o prefeito Giovane Wickert; a presidente do Comude, Jalila Sthal Böhm Heinemann; e a presidente da Câmara de Vereadores, Sandra Wagner.
Os projetos definidos localmente são Programa de apoio e ampliação da infraestrutura rural; Apoio ao desenvolvimento da agricultura familiar; Regionalização do turismo; Implementação de espaços pedagógicos que favorecem a aprendizagem; e Reaparelhamento dos órgãos de segurança pública.
ASSEMBLEIA REGIONAL AMPLIADA
O foco agora se volta para a Assembleia Regional Ampliada, na próxima segunda-feira, dia 28, na sala 101, do bloco 1, às 9h, da Unisc, em Santa Cruz do Sul, e onde serão debatidos os projetos que irão compor a cédula de votação da Consulta Popular, no entre 26 e 28 de junho, bem como o rateio dos recursos do Governo do Estado. O resultado deve ser divulgado em julho.
CENTRO-SERRA
Os cinco projetos mais votados nos oito municípios da microrregional do Centro-Serra são:1 Apoio ao desenvolvimento da agricultura familiar;2 Reaparelhamento dos órgãos de segurança;3 Manejo e conservação do solo;4 Aquisição de veículo para a Saúde Familiar; 5 Apoio aos Arranjos Produtivos Locais; Programa de apoio e ampliação da infraestrutura rural e mecanização rural.
BAIXO VALE DO RIO PARDO
Os cinco projetos mais votados nos oito municípios da microrregional do Baixo Vale do Rio Pardo são:1 Apoio ao desenvolvimento da agricultura familiar;2 Apoio aos Arranjos Produtivos Locais;3 Reaparelhamento dos órgãos de segurança;4 Programa de apoio e ampliação da infraestrutura rural;5 Manejo e conservação do solo.