Foto: Cristiano Wildner / Folha do MateCerca de 60 pessoas participaram do encontro que reuniu os representantes do Baixo Vale do Rio Pardo
Cerca de 60 pessoas participaram do encontro que reuniu os representantes do Baixo Vale do Rio Pardo

Mais uma etapa em preparação a Consulta Popular 2018 está concluída. Hoje à tarde mais de 60 pessoas participaram da última assembleia microrregional do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP). O encontro foi realizado na Unisc, em Santa Cruz do Sul, e reuniu os representantes dos 15 municípios do Baixo Vale do Rio Pardo. Os oito municípios na microrregional do Centro-Serra, realizaram seu encontro, na terça-feira, dia 22, em Sobradinho.

Nos encontros microrregionais foram analisados os projetos mais votados em cada uma das duas regiões e foram estabelecidas estratégias que serão defendidas na Assembleia Regional Ampliada. Em Santa Cruz do Sul três propostas ganharam mais adeptos. Uma sugestão é de que os dez projetos mais votados sejam incluídos na cédula de votação, além do rateio dos recursos de R$ 2,9 milhões, entre os cinco mais votados. Outra proposta estabelece a divisão igualitária entre todos os projetos. Enquanto que uma terceira sugestão estabelece proporções diferentes: 30% para o mais votado, 25% para o segundo, 20% para o terceiro, 15% para o quarto e 10% para o quinto.

Já a tendência dos oito municípios da microrregional do Centro-Serra é que defendam na Assembleia Regional Ampliada a inclusão, na cédula de votação, os dez projetos mais votados nos municípios.

AVALIAÇÃO

O presidente do Corede/VRP, Heitor Álvaro Petry, avaliou de forma positiva o transcorrer das etapas em preparação a Consulta Popular deste ano. De acordo com com ele, todas as etapas tiveram ampla participação e debates. O presidente também disse que se surpreendeu com a boa aceitação na retomadas das assembleias municipais.

“Foi uma participação surpreendente nos municípios, onde tínhamos um pouco de receio por causa do pouco espaço de tempo para a realização das mesmas. Saímos das duas microrregionais com um alinhamento de propostas que serão fechadas na segunda-feira, dia 28”, citou Petry. No total, as assembleias municipais tiveram 1.628 pessoas presentes, que elegeram 57 delegados.

VENÂNCIO AIRES TERÁ 12 PESSOAS NA ASSEMBLEIA FINAL

Foto: Cristiano Wildner / Folha do MateCerca de 260 pessoas participaram da assembleia municipal
Cerca de 260 pessoas participaram da assembleia municipal

O Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude) de Venâncio Aires definiu na terça-feira as cinco demandas locais. O encontro foi no plenário Vicente Schuck, da Câmara de Vereadores. Estiveram presentes 260 pessoas. Foram eleitos nove delegados. Além deles, possuem ainda direito à voto o prefeito Giovane Wickert; a presidente do Comude, Jalila Sthal Böhm Heinemann; e a presidente da Câmara de Vereadores, Sandra Wagner.

Os projetos definidos localmente são Programa de apoio e ampliação da infraestrutura rural; Apoio ao desenvolvimento da agricultura familiar; Regionalização do turismo; Implementação de espaços pedagógicos que favorecem a aprendizagem; e Reaparelhamento dos órgãos de segurança pública.

ASSEMBLEIA REGIONAL AMPLIADA

O foco agora se volta para a Assembleia Regional Ampliada, na próxima segunda-feira, dia 28, na sala 101, do bloco 1, às 9h, da Unisc, em Santa Cruz do Sul, e onde serão debatidos os projetos que irão compor a cédula de votação da Consulta Popular, no entre 26 e 28 de junho, bem como o rateio dos recursos do Governo do Estado. O resultado deve ser divulgado em julho.

CENTRO-SERRA

Os cinco projetos mais votados nos oito municípios da microrregional do Centro-Serra são:1 Apoio ao desenvolvimento da agricultura familiar;2 Reaparelhamento dos órgãos de segurança;3 Manejo e conservação do solo;4 Aquisição de veículo para a Saúde Familiar; 5 Apoio aos Arranjos Produtivos Locais; Programa de apoio e ampliação da infraestrutura rural e mecanização rural.

BAIXO VALE DO RIO PARDO

Os cinco projetos mais votados nos oito municípios da microrregional do Baixo Vale do Rio Pardo são:1 Apoio ao desenvolvimento da agricultura familiar;2 Apoio aos Arranjos Produtivos Locais;3 Reaparelhamento dos órgãos de segurança;4 Programa de apoio e ampliação da infraestrutura rural;5 Manejo e conservação do solo.