Paralela às apresentações artísticas, do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), que ocorre entre os dias 18 e 20, neste sábado, à tarde, será realizada a 17ª Mostra de Arte e Tradição Gaúcha, a exemplo de anos anteriores. Atividade que envolve jovens das 30 Regiões Tradicionalistas (RTs), Prendas e Peões estaduais.
Nesta edição, o objetivo da Mostra é valorizar acontecimentos marcantes nas Regiões Tradicionalistas ou municípios de abrangência. Da 24ª RT, o departamento cultural, coordenado por Luce Carmen Mayer, por meio de prendas e peões da Região e de entidades, participa do evento relembrando o Acendimento da Chama Crioula, gerada em Venâncio Aires no ano de 2012, e sua história.
ExposiçãoPara relembrar o fato, sonhado e concretizado após o trabalho por muitas mãos, a exposição será levada a Santa Cruz do Sul, através de pesquisa, material de divulgação e o contexto histórico envolvendo a intenção da 24ª RT e de Venâncio Aires, manifestada ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), desde 2008, até a geração e solenidade do acendimento na Capital do Chimarrão.
Os passos que se seguiram e as pessoas envolvidas no acontecimento histórico, constam do trabalho.
Presente à mostra, a rainha da Fenachim 2012, Letícia Wacholz, que representou a Associação Tradicionalista Venâncio-Airense (ATVA), no concurso. A Associação, com suas entidades tradicionalistas, foi uma das responsáveis pelo fato histórico na Capital Nacional do Chimarrão.
Exposição, nestes 17 anos, evidência a cultura e a história do Rio Grande do Sul