Em meio às ações em todo o Brasil que destacam a Semana Nacional do Trânsito, a Administração Municipal recebeu relatório com indicações para aprimorar a fluidez e a segurança do trânsito em Venâncio Aires para condutores e pedestres. O documento, apresentado ao prefeito Airton Artus e às chefias das secretarias municipais do Planejamento e da Infraestrutura e Serviços Públicos, foi elaborado entre julho e este mês de setembro pela empresa RVP Tecnologia em Engenharia, contratada via licitação para elaborar o estudo.
A principal alteração apontada pelo estudo em relação ao atual modelo de circulação no trânsito da cidade está na implantação de mão única dentro de um quadrilátero formado por diversas ruas centrais. A área com sentido de circulação alterada ficaria em trecho delimitado pelas ruas Senador Pinheiro Machado, Jacob Becker, 1º de Março e Avenida Ruperti Filho. Todas as ruas compreendidas neste perímetro adotariam o chamado sistema binário subsequente, com circulação de veículos em sentido único e de forma alternada entre si, como já acontece hoje, por exemplo, nas ruas Osvaldo Aranha e Tiradentes ou ruas Duque de Caxias e 13 de Maio, no centro.
A orientação para adoção do sistema binário é justificada pelos números. Conforme o relatório, as vias de mão dupla apresentam nos cruzamentos 12 tipos de movimentos, o que eleva o número de conflitos nas esquinas para 44, aumentando o risco de acidentes. Já nos cruzamentos entre vias de sentido único, o número de movimentos possíveis dos veículos cai para quatro, enquanto o índice de pontos de conflito entre estes reduz para seis.
De forma geral, o estudo técnico indica a instalação de duas travessias elevadas para pedestres e a ampliação de número de semáforos, que operariam de maneira interligada para evitar congestionamentos, dos atuais cinco para 13. O relatório avaliza a adotação de estacionamento rotativo pago e ampliação do estacionamento paralelo. São recomendadas a ampliação do número de ciclovias e bicicletários, faixas de pedestres e rampas de acesso nas calçadas. Para os veículos pesados, as indicações são de limitação de tráfego no centro para veículos com peso bruto total de até cinco toneladas, criação de terminal transbordo de cargas e adequação do transporte público às novas regras de circulação.
MUDANçAS PREVISTAS
O prefeito Airton Artus acompanhou a apresentação do relatório e ficou satisfeito com as indicações apontadas por um estudo “amplo, que indica diretrizes de curto, médio e longo prazo”. Segundo Artus, a Prefeitura vai adotar boa parte das medidas elencadas, que incluem sinalização e contratação de pessoal, para buscar mais tranquilidade ao trânsito do município, onde a frota já chega a 39.241 veículos e que teve mais de 500 acidentes só em 2013. “No início do próximo ano, devemos implantar as primeiras medidas indicadas pelo estudo, que serão detalhadas nos próximos dias através de reunião entre as autoridades responsáveis e a comunidade interessada”, destaca.