Os sindicatos Rural e dos Trabalhadores Rurais entregaram na última terça-feira, 31, relatório que indicam os pontoas em que há problemas no fornecimento de energia elétrica no interior. O levantamento foi feito junto aos associados das entidades sindicais e entregue ao secretário municipal do Planejamento, Telmo Kist. A partir do recebimento da coleta de dados, com nome, código do cliente e local de moradia do agricultor, o prefeito Airton Artus buscará audiência com a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos do Rio Grande do Sul (Agergs), buscando melhorias no serviço.

De acordo com o estudo, a deficiência no fornecimento de energia afeta 250 associados do Sindicato Rural e mais de 500 filiados ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR). “Nossos produtores tem se visto obrigados a investir cada vez mais em geradores para tentar manter a produtividade e qualidade de vida, vista a insuficiência da rede elétrica”, depõe o presidente do Sindicato Rural, Ornélio Sausen. “As reclamações que recebemos são gerais. A deficiência da rede elétrica é realidade em praticamente todos os pontos do interior”, complementa o tesoureiro do STR, Cláudio Fengler.

Outra reclamação frequente dos moradores do interior, em especial da região serrana, é a demora no atendimento para restabelecer quedas de energia elétrica. “Alguns agricultores nos relataram que, após vendavais, a companhia responsável demora de cinco a sete dias para normalizar o fornecimento”, destaca Telmo Kist. Em encontro anterior com o prefeito, a Agergs já se mostrou disposta a receber as demandas dos produtores locais para buscar encontrar uma solução para a insuficiência da rede elétrica.

RETORNO à CâMARA

A reunião para tratar das deficiências da energia elétrica no interior foi o último ato de Telmo Kist como secretário municipal do Planejamento. Kist, que ocupou o cargo nos últimos nove meses, está retornando à Câmara de Vereadores, onde voltará a exercer seu mandato. Ele ressaltou que continuará acompanhando como vereador a estas e outras demandas trabalhadas desde o último ano e que dizem respeito à Secretaria.