é ao som da gaita de acordeon de Renato Borghetti que Venâncio Aires encerra, amanhã, a PROGRAMAÇÃO de Natal de Venâncio Aires. Acompanhado de 150 gaiteiros do Rio Grande do Sul, o artista sobe ao palco em frente a Igreja Matriz, a partir das 19h30min no Festival de Gaita Instrumental. O evento tem entrada gratuita.
Com mais de trinta anos ao lado da gaita, o músico já subiu em palcos internacionais e desenvolve, nas cidades de Guaíba, Barra do Ribeiro, Porto Alegre, Tapes, Butiá, São Gabriel e Bagé, um projeto que dissemina, ainda mais, a cultura e o amor pela gaita. Fábrica de Gaiteiros, como é conhecida, a iniciativa tem o objetivo, segundo Borghetti, de incentivar, a partir do acesso gratuito as aulas a oportunidade de os alunos terem aulas gratuitas, e, ainda, levarem o instrumento para casa. “é a partir disso que eles vão saber se querem ou não se dedicar ao instrumento.”
Para o ‘rei’ da gaita que viveu a ‘crise’ do fechamento de diversas fábricas do instrumento no Estado e, também no Brasil, voltar a fabricar gaita no estado a partir da Fábrica de Gaiteiros é para ele “a garantia de que vai ter gaita e gaiteiros tocando por muitos anos, representando o Rio Grande do Sul e o Brasil. Isso é muito gratificante.”
Atualmente, participam da Fábrica de Gaiteiros aproximadamente 250 alunos, de sete a quinze anos, de oito escolas. Para Borghetti, um evento promover um evento como esse que está sendo organizado em Venâncio é uma oportunidade para mostrar que a gaita de acordeon pode tocar e participar de eventos de diferentes estilos, não seguindo apenas a música regionalista ou tradicionalista. “Mostrando-se um instrumento tão versátil, interessante de som e que se adapta a qualquer estilo musical”, aponta.
Apesar de ainda desconhecer todos os gaiteiros que estarão presentes na noite de amanhã, Borghetti afirma, animado: “Lá, montamos uma música rapidinho.”Durante entrevista, o música tratou sobre projeto e, também, ressaltou que atualmente a gaita não é mais destinado apenas para pessoas de ‘mais idade’, como antigamente, mas sim, para todos os públicos.
O projeto intitulado Festival de Gaitas Instrumental é organizado pela Fazedoria Marketing e Eventos, de Lajeado. O evento tem patrocínio da Corsan, Governo do Estado, Charrua, Soprano, Pitt Jeans, Super Lenz, Marasca e tem realização do Ministério da Cultura e Governo Federal com apoio da Prefeitura.