Com informações de AI Prefeitura.
Reunião entre a Secretaria de Meio Ambiente e a empresa Conesul tratou esta semana de alguns detalhes que tendem a melhorar o sistema de recolhimento de lixo em locais que não possuem contêineres. Como há reclamação de moradores quanto aos garis que se antecipam ao caminhão e acumulam dezenas de sacos de lixo nas esquinas, esta ação será suspensa. Assim, os responsáveis pela coleta passam a recolher diretamente em frente às residências, ou seja, no tradicional ‘pulo’ em frente às residências.
A assessora da pasta do Meio Ambiente, Thaís Brum, explica que esse sistema de recolhimento de antecipar a passagem do caminhão não estava dando resultado, pois os sacos são revirados por catadores e animais, o que tem causado desconforto aos moradores e deixando as ruas sujas. Outra dica aos moradores é para a forma de separar e dar finalidade ao lixo. Colocar os resíduos no dia correto, não misturar o lixo seco com o orgânico são ações que colaboram com a equipe de coleta, destaca a secretária de Meio Ambiente Mara da Silva.
Para o coordenador da Conesul, Paulo Lopes, a empresa tem a função de recolher e cabe à população fazer a separação adequada. Paulo diz que Venâncio Aires foi um dos primeiros municípios do Estado a implantar o sistema de coleta containerizada, mas é necessário ter uma maior atenção, principalmente em termos de separação. “Não somos nós que temos que selecionar o lixo no momento de recolher e sim a comunidade tem de colocar o lixo no dia certo”, disse Lopes.
Conforme dados da Prefeitura, Venâncio Aires produz, por mês, mais de 700 toneladas de resíduos. Desse total, 10% são reciclados e o restante vai para o aterro sanitário em Minas do Leão. A Secretaria de Meio Ambiente está à disposição para mais esclarecimentos pelo 3983-1034 ou 3983-1011.