A tardinha de domingo, 13 de fevereiro, foi mais um dos momentos que jovens da 24ª Região Tradicionalista (24ª RT) se reuniram para buscar conhecimentos, reforçar a conscientização e a responsabilidade, a partir de compromisso assumido em suas trajetórias, enquanto representantes da juventude tradicionalista regional. E um dos compromissos está voltado à sustentabilidade.
Para tanto, Prendas e Peões, gestão 2021/22, da 24ª RT, e o Departamento Cultural da Região, promoveram o encontro que abordou a ‘Sustentabilidade e as novas gerações’. Tema do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), de autoria de Lucas Rafo de Oliveira, ainda em vigor, para esta gestão. A 3ª ação integrou o projeto ‘CTG núcleo de fortalecimento da cultura gaúcha’ e ocorreu no Centro de Tradição Gaúcha (CTG) Tropilha Farrapa, em Lajeado.
À frente das abordagens estiveram o 1º Peão Farroupilha do Rio Grande do Sul, Ramiro Grethe Bregles; 1ª Prenda Juvenil do RS, Maria Eduarda Lima Souza; e o biólogo, Jonas Bernardes Bica. Prestigiaram o evento, além de prendas – inclusive da 17ª RT – peões e familiares, as diretoras do Departamento Cultural da 24ª RT, Claudete Rempel e Mariele Ferreira; patroa do Centro de Tradição Gaúcha (CTG) Tropilha Farrapa, Clarice Borges; vice-patrão, Andreas Finke; a 1ª Prenda do Rio Grande do Sul, gestão 2018/19, Jéssica Thais Herrera e o 3º Guri Farroupilha do RS, 207/18, Gabriel Ferreira.

Intercalando conhecimentos e dados concretos, sobre o atual momento relacionado com o meio ambiente, os palestrantes apresentaram os objetivos da temática, destacando os três pilares da sustentabilidade: social, ambiental e econômico, contextualizando a importância de cada um. Os “R,s” (reduzir, reutilizar, reciclar e repensar) da sustentabilidade, também foram enfatizados, com olhar especial ao ‘repensar’: “Que mundo queremos deixar para nossos filhos”?, questionou, o biólogo.
Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), implantados na Conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável no Rio de Janeiro em 2012, estão nos objetivos da temática, de acordo com a proposta.
Dinâmica
Após a palestra, os participantes se dividiram em três grupos, que foram liderados pela 1ª Prenda, Letícia Schmachtenberg; a 1ª Prenda Mirim, Maria Eduarda Slaifer; e outro por Amália Rempel Fontana, 1ª Prenda Juvenil. Os grupos registraram ações que podem ser viabilizadas nas entidades tradicionalistas, e apresentaram o trabalho ao grande grupo.