“Considero a Olimpíada de Língua Portuguesa um presente, um reconhecimento do meu processo docente, como também a valorização do aluno como escritor”. A afirmação descreve o sentimento da professora Eara Luisa Luft Henckes, da Escola Sebastião Jubal Junqueira. A comemoração é porque o artigo de opinião da aluna Aline Beatrís Bohn, do 2º ano do Ensino Médio, foi selecionado para a Olimpíada e conquistou a medalha de bronze na etapa regional que ocorreu em São Paulo, nos dias 25, 26 e 27 de outubro.
Mesmo sem conseguir uma vaga para a final a nível nacional, para elas essa já é uma grande conquista. “Voltamos com a certeza de que podemos conquistar o sucesso se focarmos ou nos propormos diante dos desafios e das propostas que nos são impostas. é preciso estudar muito, ler, escrever, reescrever, e tentar de novo, para, quem sabe, daqui a dois anos, conquistar mais algum bronze, ou mesmo prata e ouro”, afirma a professora de Língua Portuguesa da Escola Sebastião Jubal Junqueira.
Aline, de 17 anos, precisou escrever um artigo de opinião com a temática ‘O lugar onde moro’. Para ela, foi uma alegria quando recebeu da professora a notícia da classificação para a etapa regional. “Decidi abordar no artigo de opinião a utilização de agrotóxicos, principalmente no que diz respeito à fumicultura em nosso município, por ser esta a principal fonte da economia local. Foi assim que me tornei uma das 125 semifinalistas do país nesta categoria”, relata a estudante.
Mais que o bronze da medalha que tenho no pescoço, trago no coração o ouro dos momentos incríveis que vivi
Aline Beatrís BohnAluna do 2º ano do Ensino Médio da Jubal
CONHECIMENTODurante a viagem a São Paulo, Aline e Eara participaram de oficinas, debates sobre o tema ‘Acesso à Universidade’, atividades culturais e de escrita. “Mesmo não chegando à final, trago como legado desta experiência os conhecimentos adquiridos e compartilhados, o contato com diferentes culturas e sotaques de cada região do país e, principalmente, as amizades firmadas neste pequeno espaço de tempo”, enfatiza a professora.
Aline destaca que em nenhum momento houve competição ou concorrência entre os participantes, predominando sempre o companheirismo e o apoio mútuo. “Agradeço à minha família pelo incentivo, à escola Jubal pelo apoio, e à professora Eara por ter tornado este momento possível”, declarou a jovem. Essa é a primeira vez que a Escola Sebastião Jubal Junqueira, de Vila Deodoro, chega à etapa regional do concurso.