Foto: Edemar Etges / Folha do MateComemorações ocorreram no ginásio de esportes de Vila Palanque
Comemorações ocorreram no ginásio de esportes de Vila Palanque

Apresentação e resgate da história; depoimento das famílias rurais assistidas e de ex-funcionários; homenagens com um certificado à equipe atual e aos ex-colaboradores; avaliação do programa da Chamada Pública da Sustentabilidade; descerramento da placa alusiva ao jubileu de ouro; almoço de confraternização, entre outras atrações, marcaram as comemorações dos 50 anos da Emater/RS-Ascar em Venâncio Aires. A recepção transcorreu no ginásio de esportes São Martinho de Vila Palanque, durante esta terça-feira, 6, data da criação do órgão em Venâncio Aires.

“Nós não somente participamos da história. Junto com vocês, nós escrevemos a história dos 50 anos da Emater em Venâncio Aires”. A afirmação do técnico agrícola Luís Antônio Marmitt, ao resgatar o histórico, resumiu o trabalho desenvolvido pelo serviço de extensão rural desde o dia 6 de dezembro de 1966. O chefe do escritório e engenheiro agrônomo Vicente Fin, salientou as parcerias com as diversas entidades constituídas para o êxito do trabalho da equipe. “Com estas parcerias, o nosso trabalho fica facilitado”, resumiu.

A agricultora familiar Carmem Reis, de Santa Emília, o primeiro chefe do escritório e que trabalhou até o ano de 1973 Henrique Roni Borne, Valmir Wegner Neto, que trabalhou em Venâncio Aires em 2002, igualmente resgataram o histórico da Emater no município e lembrram das diversas áreas e bandeiras de atuação.

>> CLIQUE AQUI E CONFIRA MAIS FOTOS

Representando a Câmara, o vereador Telmo Paulo Kist (PSD), salientou que a comemoração era o momento de integrar todas as entidades e poderes com a Emater, que leva o conhecimento e as novas tecnologias aos produtores. Falou do fomento à criação de agroindústrias familiares onde Venâncio Aires hoje se destaca no cenário estadual. Representando o prefeito Airton Artus, o secretário municipal de Administração Leandro Pitsch, destacou a parceria da Administração Municipal com o órgão. Apresentou dados que atualmente, o governo municipal investe R$ 18 mil mensais para a manutenção do serviço da extensão rural no município. “Este recurso é o reconhecimento da importância do trabalho para fortalecer a nossa agricultura”, frisou. Pitsch defendeu um trabalho político para que seja mantida a filantropia da Emater/RS-Ascar.