Dezesseis escolas municipais de Venâncio Aires estiveram mobilizadas, ontem, para a escolha dos seus novos diretores. Concluído o processo, o secretário municipal de Educação, émerson Eloi Henrique, explica que as instituições de ensino têm dois dias para repassar os resultados à Secretaria Municipal de Educação, que pretende divulgá-los até amanhã.

Como em nenhuma das escolas havia mais de uma chapa concorrendo no processo, coube aos eleitores dizer ‘sim’ ou ‘não’ aos candidatos inscritos para os cargos de diretor e vice-diretor. A participação da comunidade escolar era fundamental pois, para uma candidatura única ser eleita, a chapa inscrita precisa obter 50% mais um da totalidade dos votos válidos.

Segundo decreto, a votação somente terá validade se a participação mínima de pais e alunos for de 30% dos votos e do segmento magistério e funcionários atingir 50% do respectivo universo de eleitores. Caso um dos segmentos não atingir o percentual previsto, realiza-se nova votação dentro de oito dias.

Ciente da importância da sua participação, Thiele Ardaves compareceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dois Irmãos, do bairro Aviação, e ajudou no processo de escolha da nova equipe diretiva da instituição de ensino, onde estuda o seu filho Iuri, no 5º ano.

“Responsáveis pela escola, os diretores também são responsáveis diretos pela educação dos nossos filhos”, menciona Thiele, que elogia a forma democrática de escolha dos novos diretores. No entanto, ela salienta que as escolas deveriam contar com mais chapas interessadas em participar do processo, para aumentar o poder de escolha da comunidade escolar.

Tiveram direito ao voto todos os professores, especialistas em educação e funcionários em efetivo exercício na unidade escolar; os alunos a partir do 4º ano e/ou maiores de dez anos, regularmente matriculados e frequentes; e pai, mãe ou responsáveis pelo aluno regularmente matriculado e frequente, menor de 18 anos.

POSSE

A posse dos eleitos está prevista para a primeira quinzena de janeiro e ocorre de forma coletiva. A partir desse pleito, os mandatos terão a sua duração estendida dos atuais dois para três anos.