Foto: Alan Faleiro / Folha do MateCleci: “Eu votei mais por causa da saúde, que precisa melhorar. é uma forma de conseguir alguma melhoria.”
Cleci: “Eu votei mais por causa da saúde, que precisa melhorar. é uma forma de conseguir alguma melhoria.”

O dia de ontem foi de mobilização para a obtenção de recursos financeiros por meio da Consulta Popular do governo gaúcho. Em Venâncio Aires, foram disponibilizadas 52 urnas para a população ajudar a escolher as demandas mais importantes para o desenvolvimento da região do Vale do Rio Pardo, o que também foi possível pela internet até as 23h59min.

Como explica a presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede), Mariza Christoff, os Conselhos Municipais de Desenvolvimento (Comudes) precisam enviar os dados da votação ao Corede para que sejam repassados à Secretaria Estadual do Planejamento e Desenvolvimento Regional (Seplan) até a segunda-feira, 24. A partir disso, a expectativa é que por volta da quarta-feira, 26, tenha-se o resultado do rateio dos recursos financeiros, que considera o número de votos obtido em cada município.

A expectativa do Comude de Venâncio Aires é de que a contagem dos votos no município esteja concluída até o final da tarde de hoje, 20. Para este ano, a presidente Daiana Nervo espera que o número de votos supere o percentual de 5% dos eleitores (2.679 votos) necessário para que o município tenha direito a parte do total de R$ 1,602 milhão voltado aos 15 municípios do baixo Vale do Rio Pardo, que inclui o município. A ideia é incrementar a votação para garantir boa posição no rateio.

PARTICIPAçãO

Morador de Linha Cerro dos Bois, Odécio de Vargas, de 46 anos, foi um dos que participaram da votação. “Não é a primeira vez que participo e acredito que isso é uma forma de trazer mais investimentos para a nossa cidade. A educação e a saúde estão precisando.” Ele salienta que sempre procura participar de atividades que carecem de envolvimento comunitário. Já a safreira Cleci Benner, de 41 anos, moradora do Centro, votou na Consulta Popular pela primeira vez, mas disse que já conhecia o processo. “Eu votei mais por causa da saúde, que precisa melhorar. é uma forma de conseguir alguma melhoria.”

Em Venâncio Aires, o Comude orientou os eleitores a votarem nas demandas que mais poderiam beneficiar o município, referentes à aquisição de veículos, apoio à produção leiteira e agricultura familiar e também nos projetos de gestão e apoio a feiras rurais.

Em relação às áreas prioritárias para investimentos futuros, a sugestão do Comude foi de que os venâncio-airenses votassem nas opções de número 13 (Desenvolvimento Rural), 14 (Segurança Pública e Defesa Civil), 19 (Esporte, Lazer e Turismo) e 25 (Educação Básica, Profissional e Técnica).