Na manhã do último sábado, 08, na Câmara Municipal de Vereadores, o PDT de Venâncio Aires sediou o Congresso Regional da sigla. O coordenador regional, Telmo Kist, disse que este evento ocorre em todo o Estado com o objetivo de projetar as eleições à Presidência da República, Governo do Estado, senadores e deputado federal e estadual. Cerca de 200 pessoas participaram do encontro, que se estendeu das 9h30min até as 12h30min.
Entre os presentes na reunião de trabalho, estiveram o presidente estadual do partido, Romildo Bolzan Júnior, vice-presidentes Pompeu de Mattos, Afonso Motta e Giovane Cherini, secretário Gilmar Sossela, tesoureiro e vereador de Porto Alegre, Márcio Bins Ely, deputado e consultor jurídico do PDT, Enio Bacci, 1° tesoureiro e diretor técnico da Corsan, Antônio Gomes, entre outras lideranças em nível de Estado, entre elas o atual secretário de Saúde, Ciro Simoni, e o deputado Vieira da Cunha, que colocou seu nome à disposição para concorrer ao cargo de governador do Estado caso o partido entenda que deva lançar candidatura própria.
Também participaram ativamente da reunião o prefeito de Venâncio Aires e atual presidente do PDT municipal, Airton Artus, o vereador e coordenador regional, Telmo Kist, e vereadores pela sigla, Ana Cláudia do Amaral Teixeira, Jarbas da Rosa, Cleiva Heck, Gerson Ruppenthal, o presidente da Juventude Socialista do PDT, Tiago Quintana, entre outros filiados e simpatizantes.
Este foi o 16° encontro regional do partido, proposto pela direção estadual, com o objetivo de estender o debate com sua militância e dirigentes partidários sobre o posicionamento que a sigla irá tomar, principalmente nas eleições estaduais em 2014. O prefeito Airton Artus defende a ideia de seguir apoiando o atual governo de Tarso Genro por mais um mandato, inclusive indicando um candidato a vice-governador. A intenção é buscar um melhor alicerce para as eleições de 2018, aí sim colocar em prática a ideia de lançar um candidato próprio.
Na última eleição, o PDT elegeu 700 vereadores, 70 prefeitos, 68 vices, além de ter prefeitos em três importantes capitais do país como Porto Alegre, Natal e Curitiba. A meta para 2014 é aumentar a bancada de deputados federal e estadual e quem sabe receber o reforço do jornalista Lasier Martins, filiado ao partido, e que tem intenção de disputar uma vaga no Senado.
Após o encontro na Câmara de Vereadores, lideranças locais do PDT apresentaram algumas obras no Município que tiveram participação dos deputados e secretários com emendas ou com recursos federal e estadual. O prefeito Airton fez questão de mostrar a Unidade de Pronto-Atendimento, no bairro Cruzeiro, entre outras obras acabadas ou em andamento. “O prefeito Airton foi fundamental na questão da saúde em Venâncio Aires, mudando o perfil para melhor e ainda servindo de exemplo para muitos municípios do Estado”, destacou o secretário Ciro Simoni.
O próximo encontro regional do PDT, visando às eleições do próximo ano, será realizado quinta-feira, 13, em Montenegro. Também no dia 21 de junho, será realizado um encontro estadual, em São Borja, pela passagem dos nove anos da morte do fundador do PDT e ex-governador Leonel Brizola, ocorrida em 21 de junho de 2004. O encontro partidário acontece em sessão solene na Câmara de Vereadores e visita ao túmulo do líder trabalhista. A agenda de encontros do mês de junho se encerra dia 22, em Santiago.
Fonte: Assessoria de Imprensa do PDT