Rio Grande do Sul estuda criar museu da agricultura

A Secretaria Estadual de Agricultura estuda a implementação de um museu para mostrar a evolução do processo agrícola do Rio Grande do Sul. A proposta é de construir o espaço em área do parque de exposições Assis Brasil, em Esteio. Um grupo da pasta, acompanhados do prefeito Airton Artus, visitaram o museu da agricultura da China para buscar informações.

O projeto, ainda em fase inicial, quer construir um espaço para apresentação dos métodos agrícolas aplicados no Rio Grande do Sul ao longo dos anos. O museu deverá mostrar as ferramentas de trabalhos dos produtores rurais gaúchos, tipos de produção e maneira de convivência nas zonas rurais.

Para isso, a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, iniciou os estudos para efetuar a implementação do espaço junto ao Parque de exposições Assis Brasil, em Esteio. Na busca por modelos de museus que poderiam servir de exemplo para o Rio Grande do Sul, uma equipe da pasta estadual, acompanhada do prefeito de Venâncio Aires, Airton Artus, e demais membros do governo visitaram o Museu da Agricultura da China.

O espaço é dividido por períodos de produção rural. Iniciando pela era pré-histórica, a das dinastias e a mecanização da lavoura. Para o secretário-adjunto, Claudio Fioreze, a proposta é de garantir que o estado mantenha a memória da produção rural gaúcha. “Queremos resgatar as formas de produção e manejo de produtos agrícolas, ao longo dos anos”. O processo de implantação do Museu Agrícola do Rio Grande do Sul deve ser desenvolvido ao longo dos próximos anos.

 

Confira a reportagem completa no flip ou edição impressa de 06/12.