A 1ª Mostra de Teatro de Bonecos do Rio Grande do Sul propõe um encontro entre os profissionais de teatro de bonecos, das artes cênicas e o público, voltado para pesquisas coletivas através da trocas de experiências, em uma PROGRAMAÇÃO direcionada para a formação de profissionais e de público.

Inédita no Brasil, esta iniciativa foi contemplada em 1º lugar no edital MOVIDA CULTURAL, da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, por meio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC). A Cida Cultural assina a realização deste projeto que tem curadoria do Centro de Referência de Teatro de Bonecos. 

Foto: Silmar Lima / DivulgaçãoCia de Pernas Pro Ar
Cia de Pernas Pro Ar

As atividades acontecem nas cidades de Porto Alegre desde ontem, 26, até domingo, 30, e Brasília de de 6 a 10 de dezembro, com a apresentação de espetáculos para todas as idades com diferentes técnicas de manipulação de bonecos (fio, luva, varas, bonecos gigantes e animatrônicos), 2 oficinas de formação com mestres do teatro popular e 1 mesa redonda com Diálogo Aberto trazendo temas atuais do cenário cultural brasileiro. Esse intercâmbio será enriquecido com a participação dos grupos convidados da Capital Federal e dos mestres do nordeste que estarão participando com suas peças e experiências artísticas. 

Durante 10 dias, 20 companhias – sendo 13 do RS, 6 do DF e 1 do RN – farão mais de 30 apresentações de espetáculos ligados à temática do teatro popular brasileiro. A companhia homenageada nesta edição é a Tim Teatro de Marionetes, fundada em Porto Alegre em 1954. A entrada é franca para todas as ações do projeto. 

O projeto conta com o apoio da Funarte, Casa de Cultura Mario Quintana, Cinemateca Paulo Amorim, Associação Candanga de Teatro de Bonecos, Companhia de Arte de Porto Alegre, República das Ideias, Moinhos Travel Viagens e Everest Hotel Porto Alegre.