A Prefeitura e a Defesa Civil de Venâncio Aires promovem no sábado, 2 de abril, das 8h às 11h, um mutirão de limpeza no Rio Taquari, em Vila Mariante. Está será a
10ª edição do projeto Viva o Taquari Vivo, que terá a participação de forma simultânea de outros municípios da região. A Capital do Chimarrão adere ao programa, juntamente com as cidades de Estrela, Lajeado, Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul e Bom Retiro do Sul. Cada município tem pontos de concentração específicos: em Venâncio, o centro dos trabalhos será na rampa de concreto da Santinha.
Nas edições anteriores, foram retiradas do Rio Taquari aproximadamente 25 toneladas de lixo. Os principais materiais recolhidos foram plásticos, tecidos, ferro, madeira, borracha, vidro, pneu, papelão, telhas de amianto, isopor, rejeitos e outros tipos de resíduos. No entanto, o grande objetivo da ação é chamar a atenção para o estado em que se encontra o principal recurso hídrico da região e como a comunidade pode ajudar. O coordenador da Defesa Civil de Venâncio Aires, Paulo Landim, convida toda a comunidade para auxiliar na limpeza das margens, principalmente voluntários da localidade, interessados em defender e preservar o rio.
Serão distribuídos materiais para a coleta como luvas, bolsas, lonas e barricas. “A cada ano é necessário fazer com que as pessoas se conscientizem da necessidade de preservar os bens naturais e a diminuição de lixo às margens dos rios faz parte deste processo. Já agradecemos de antemão a presença dos pescadores, que irão disponibilizar embarcações para a coleta”, destaca Saul Zart, secretário adjunto de Cultura e um dos organizadores. Estão envolvidas no projeto as Secretarias de Cultura, Esportes e Turismo, Meio Ambiente, Corsan, Colônia de Pescadores de Venâncio Aires e ACIL.