Foto: Beatriz Colombelli / Folha do MateAndré Kroth,
Patrão do CTG Erva-Mate, André Kroth, laçador Dilceu Antonio de Borba (Bergamota), vice-presidente do Núcleo Regional da ABCCC, Miltom Carvalho, Técnico da ABCCC, Fernando Gravina 

Enquanto a voz do narrador ecoa pelo Parque Municipal do Chimarrão, laçadores continuam a chegar para participar do 49º Rodeio Crioulo do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Erva-Mate. Evento que começou na quinta-feira, segue neste sábado e domingo, integrando a PROGRAMAÇÃO da Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim 30 Anos).

A entidade que completou 48 anos de fundação, na sexta-feira, 13, ultrapassa a sua história, de registro oficial, na realização de rodeios. Na edição 49, uma das novidades do evento foi a realização do Crioulaço, em parceria com o Núcleo Regional de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). Segundo o patrão do CTG Erva-Mate, André Kroth, a parceria com o Núcleo é um grande valor que se agrega ao evento. Na mesma data, também ocorreu a Taça Erva-Mate, 48 anos, que até o fechamento desta edição ainda não tinham encerrado as disputas.

ClassificatóriaO Crioulaço, nesta etapa classifica a melhor dupla para a final nacional que se realiza no próximo ano, segundo o técnico da ABCCC, Fernando Gravina. Ele acompanha de perto as provas juntamente com o vice-presidente do Núcleo Regional Miltom Carvalho, destaca que existem exigências para habilitar a participação do animal na prova, como por exemplo a marcação da raça. A competição ocorre em Duplas e Laço Criador, modalidade esta que somente poderá ser realizada pelo próprio criador do animal, com o respectivo registro. Na modalidade duplas, entretanto, o participante poderá ser de qualquer entidade tradicionalista, como, o participante Dilceu Antonio de Borba, o Bergamota, que pertence ao Piquete Sinuelo de Tropa. Entretanto, a marcação do animal deve atestar ser da raça.

Foto: Beatriz Colombelli / Folha do MateCapataz social do Erva-Mate, Luana Pereira têm boas expectativas de público para o fim de semana do rodeio
Capataz social do Erva-Mate, Luana Pereira têm boas expectativas de público para o fim de semana do rodeio

ExpectativaDe acordo com a capataz social do CTG, Luana Pereira, o movimento estava intenso, na manhã desta sexta-feira. Para os organizadores, acrescenta, que a expectativa é para este sábado e domingo. Neste sábado, as provas reúnem competidores experientes, nas modalidades de Laço Patrão, Capataz, Rapaz, Veterano e Vaqueano, a partir das 8h, seguidas pelo Laço Equipes. Na parte da tarde, o Laço Municipal, movimenta a pista, seguida pela disputa com as modalidades: Pai e Filho, Laço Guri e Duplas do Rodeio. Luana destaca que a o ingresso do visitante para o rodeio, poderá ser no portão junto ao Ginásio Poliesportivo. O valor é o mesmo aplicado à festa o qual dá direito a visitar os espaços da Fenachim, onde não há outro valor de ingresso.

 

Foto: Beatriz Colombelli / Folha do MateFiscal Estadual Agropecuário Antonio Werner
Fiscal Estadual Agropecuário Antonio Werner com o laçador do Piquete Sinuelo de Tropa, André Luís Cardoso e a namorada Rovana Farher. Do cavalo ‘Corisco do Galpão de Pedra’, os documentos estão em dia para laçar

Fiscalização

Fiscais estaduais agropecuários, Antonio Werner e Aline Correa, da Inspetoria de Defesa Agropecuária (IDA), e a médica veterinária Juliana Badaró, na manhã de sexta-feira, recebiam os laçadores com seus animais, e davam o passaporte para o rodeio. Para isto, eles verificavam a documentação referente aos atestados negativos de doenças equinas, como a do mormo e de anemia, bem como a vacina da influenza. A guia de transporte animal (GTA), também se constitui documento, obrigatório para o ingresso no local das competições e ou acampamentos.

No local, os animais recebem a marcação, específica do rodeio, com cores que levam em conta a pelagem do animal, sem contra indicação, afirmam os profissionais da saúde animal.Este procedimento ocorrerá durante todo este sábado e também no domingo, por profissionais da área. Segundo Antonio Werner, a entidade tradicionalista também tem a responsabilidade de auxiliar neste controle para evitar irregularidades. Ele acompanhado pela colega Aline Correa e a médica veterinária (na marcação e primeira a esquerda), estavam atentos na checagem da documentação, nesta sexta-feira, 13, pela manhã.

A fiscalização é uma responsabilidade compartilhada com a entidade” Antonio Werner Fiscal Estadual Agropecuário

 PROGRAMAÇÃO

Sábado, 14- 8h: Laço patrão, capataz, rapaz, veterano e vaqueano (2 voltas de laço para cada modalidade). Inscrições somente até sexta-feira às 21h- Após Laço equipes (5 laçadores, podendo um laçar no domingo de manhã). Deve ser especificado no ato da inscrição- Almoço tradicional- 13h30min: Laço Municipal- 14h: Vaca Parada Piazinho, Piazito, Prendinha e Bonequinha- Após Laço pai e filho(a), 2 voltas de laço para cada. Inscrições até as 12h- Após Laço Guri (2 voltas de laço). Inscrição até as 12h- Após duplas do Rodeio (2 voltas de classificatória)* 18h: Abertura oficial do rodeio, com a presença de Marcello Caminha

Domingo, 15- 7h30min: Retardatário (um laçador por equipe, deve ser especificado no ato da inscrição. Obrigatório o uso do colete)- Após Final Laço Duplas do Rodeio (3 voltas de sistema mata-mata de 50 em 50)- Após Laço Prenda (2 voltas de laço)- Após Laço Piá (2 voltas de laço)- Após final do Laço Equipes (forças A, D, C, B)

*Horários para entrada, no Parque, com equinosSábado, 14: a partir das 7h até as 24

Domingo, 15: O portão abrirá às 7h*Segundo o patrão André Kroth, sempre haverá um profissional da área veterinária à disposição do laçador para verificar a documentação e realizar a marcação.