Assim como outras empresas de Venâncio, a Rovler Indústria de Agroequipamentos participou da 16ª Expoagro Afubra, realizada na semana passada em Rincão
Del Rey, Rio Pardo. Na ocasião, a empresa apresentou um secador graneleiro com ar aquecido. O invento garantiu o segundo lugar na categoria Empresa do 2º Prêmio Afubra/Nimeq de Inovação Tecnológica em Máquinas Agrícolas para Agricultura Familiar.
O concurso, realizado pela Afubra, em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), é uma forma de incentivar empresas e produtores a encontrar soluções para facilitar a vida no campo.
Como prêmio, troféus, certificados e vale-compras nas lojas da Agrocomercial Afubra foram entregues em cerimônia precedida pelo secretário da Afubra, Romeu Schneider, que destacou a importância da iniciativa na busca de inovações. “O crescimento e o sucesso da Expoagro Afubra são frutos das novidades, trazidas todos os anos ao Parque de Exposições.”
De acordo com o sócio-proprietário da Rovler, Eraldo Müller, a criação da máquina surgiu da necessidade de alguns produtores que queriam um secador, construído em chapa, para secar e guardar os grãos já secos. E ainda, que se adaptasse com facilidade em suas construções. “Assim desenvolvemos o secador graneleiro, no qual adaptamos uma fornalha de ar sem fumaça com regulagem para também entrada de ar frio. Esta necessidade foi sentida devido a muitos produtores colherem a safrinha do milho no inverno, quando existe muita umidade e com isso havia uma grande perda de grãos. Com o sistema de aquecimento é diminuído a umidade relativa fazendo com que a secagem proceda com rapidez e segurança.” A máquina começou a ser comercializada neste ano. Segundo Müller, este é um implemento que incentiva a diversificação, podendo ter uma renda a mais, já que o foco local é a produção do tabaco e as estufas de fumo podem servir como base para esse equipamento. “é algo importante também para nosso município, pois trabalhamos direto com os pequenos produtores.”
Este foi o segundo ano consecutivo que a empresa foi premiada. No ano passado, assegurou o terceiro lugar com a Ensacsil – ensacador de silagem.
“A conquista do prêmio estimula muito a nossa empresa, fazendo-nos acreditar cada vez mais que podemos melhorar algo para os nossos produtores rurais”
Eraldo MüllerSócio-proprietário da Rovler
Os vencedores de cada categoria:
Inventor1º lugar: Máquina de recolher pedras, de Francisco José Defaveri – Protásio Alves (RS)2º lugar: Serraria móvel, de Dilson Miguel Wiebbelling – Gramado Xavier (RS)3º lugar: Canteirador, de Camilo Kuiava, de Casca (RS)
Empresa1º lugar: Máquina de descascar mandioca, da Usitec2º lugar: Secador graneleiro com ar aquecido, da Rovler Indústria de Agroequipamentos3º lugar: Eletrificador para cerca rural, da Zebu Sistemas Eletrônicos